sábado, 27 de dezembro de 2008

IV Domingo do Advento Ano B


LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA: (Is 7,10-14).
“Pede um sinal ao Senhor teu Deus... o próprio Senhor vos dará um sinal: Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.
Israel atravessava um dos períodos mais difíceis da sua história. Estava em perigo a sua própria sobrevivência. Mas Isaías anuncia ao povo um “sinal” pelo qual uma Virgem vai conceber e dar à luz um filho ao qual porá o nome de”Emanuel”, que significa: “Deus conosco”. O oráculo do Emanuel situa-se em torno do ano 734 a.C., quando Acaz era rei de Judá. A partir deste anúncio, o povo de Israel recobrou ânimo na esperança de que a criança que vai nascer da Virgem, será o Messias prometido, e que salvará o seu povo,e o livrará de todos os perigos.

SEGUNDA LEITURA: (Rom 1,1-7). “Eu Paulo, servo de Jesus Cristo, Apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus. Por meio dos Profetas, nas Escrituras, Deus havia prometido este Evangelho, que diz respeito a seu Filho, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por Ele recebemos a graça e a dignidade de Apóstolo, a fim de levarmos à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. Entre esses povos estais também vós, chamados a ser santos, graça e paz da parte de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo.São Paulo afirma nesta carta aos romanos, a natureza humana e divina de Jesus, e declara-se chamado para ser Apóstolo e escolhido, para anunciar o Evangelho de Deus.
Cada um de nós foi, também, chamado a ser Apóstolo e a santificar-se segundo seu próprio estado. O dever de evangelizar e de se santificar é de todo o cristão, e não apenas do religioso e religiosa; do sacerdote e do Bispo. O próprio Jesus nos disse que devemos ser santos, como Ele é Santo. A santificação pessoal e comunitária de cada cristão, e da Igreja, como um todo é característica essencial, da Comunidade da Salvação.

TERCEIRA LEITURA (Mt 1,18-24). “O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria era noiva de José, e antes de viverem juntos, ela ficou grávida por virtude do Espírito Santo. Quando José percebeu a gravidez de Maria resolveu abandoná-la, em segredo. Um Anjo, porém, apareceu-lhe e lhe disse: José, não faças isso; leva Maria, tua esposa, para junto de ti. Ela está grávida por obra e graça do Espírito Santo. Ela vai dar à luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus. José obedeceu e levou Maria, sua esposa, para junto de si”.
O Natal de Jesus é o acontecimento prenunciado mais antigo da humanidade. Nas primeiras páginas da Bíblia Sagrada, mais precisamente, no capítulo terceiro, versículo 15, do Livro do Gênese, lá está o primeiro anúncio do Natal de Jesus.: “Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Ela esmagar-te-á a cabeça, ao tentares mordê-la no calcanhar”.
Onde, porém, se encontra com exclusiva clarividência a profecia do Natal de Jesus é em Isaías, como ouvimos ler na primeira leitura desta missa.: “Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Emanuel, que significa: Deus conosco!.O aniversário deste grande acontecimento da história, que dividiu o mundo em Antigo e Novo Testamento; mais precisamente, em antes e depois de Cristo, está às portas. Quanto mais se aproxima o dia que deu início à nossa Redenção, mais devemos acelerar a nossa preparação para o Natal do Senhor.Um cheiro de festa já anda nos ares. Respira-se esse cheiro em toda a parte. Até os que não crêem em Deus, deixam de respirar esse cheiro católico, de festa diferente. Queiramos, ou não, ninguém passa sem Deus; ninguém nega a Deus. E quem se arroga ser ateu e teima sê-lo, é mentiroso e um pobre coitado, que só merece a nossa ajuda, porque é o mais infeliz de todos os filhos de Adão e Eva. Caríssimos irmãos e irmãs, enquanto tudo no exterior se veste de festa e se ilumina e ornamenta, abramos desde já, de par em par, as portas do nosso coração, para acolher o nosso Salvador. Que Maria e José criem em nós total abertura ao mistério de Deus, que vem a nós, para que, realmente, amanhã e sempre, haja Natal no nosso coração.

28 de dezembro de 2007.
Pe. Domingos Gonçalves. das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí.

Nenhum comentário:

Album de fotos