sábado, 6 de dezembro de 2008

SOLENIDADE - Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (Ano B)



Ave, Cheia de Graça

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Gn3,9-15.20)
Adão, onde estás? Terias tu comido dessa árvore da qual te proibi comer?Adão disse: A mulher que tu me deste por companheira é que me deu dessa árvore e eu comi. A mulher respondeu: A serpente enganou-me e eu comi. O Senhor disse à serpente: Por que fizeste isso?Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta há de te ferir na cabeça e tu a ferirás no calcanhar.
Caríssimos irmãos e irmãs, a primeira leitura da Missa da solenidade da Imaculada Conceição é uma referência ao Messias que virá na plenitude dos tempos redimir o homem do pecado original, mas é também uma clara referência a Maria, que pela sua Conceição Imaculada, esmagará a cabeça da serpente – o diabo – que teve a ousadia de roubar a inocência aos nossos primeiros pais: Adão e Eva.

SEGUNDA LEITURA (Ef 1,3-6.11-12). Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo lá do céu nos encheu de todas as bênçãos. Em Cristo Ele nos escolheu antes da criação do mundo, para que sejais santos e irrepreensíveis diante d`Ele. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo. Nele também nós nos tornamos herdeiros da sua glória em Cristo Jesus
Caríssimos irmãos, foi através de Cristo que o projeto de Deus foi restaurado, o qual havia sido destruído pelo pecado de Adão e Eva. Mas, Maria – Nova Eva – é primícias desta nova criação.

TERCEIRA LEITURA (Lc1,26-38). O Anjo Gabriel foi enviado por Deus para falar a uma Virgem chamada Maria, que já era noiva de José. Entrando em casa dela, o Anjo saudou-a: Ave, cheia de graça...és bendita entre todas as mulheres... Hás de conceber e dar à luz um filho, que será chamado Jesus. Maria, disse ao Anjo: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.
AVE, CHEIA DE GRAÇA! Esta foi a saudação do Anjo Gabriel à pequenina jovem Maria, mas muito grande, a maior, a bendita entre todas as mulheres. A Imaculada Conceição de Maria é um particular mistério de fé e uma particular solenidade. É a festa do Advento por excelência. A festa da Imaculada Conceição faz-nos pensar no início do homem na terra, na inocência primitiva e depois na graça perdida e pelo pecado original, disse o Papa João Paulo II na homilia na Basílica Liberiana. A Imaculada Conceição é o primeiro sinal e o primeiro anúncio do Tempo Novo que se esperava à milhares de séculos! AVE, CHEIA DE GRAÇA, Virgem bendita entre todas as mulheres, por tua bênção não só é abençoada toda a natureza, a criatura pelo criador, mas também o Criador pela criatura. Por esta razão, Deus é o Pai das coisas criadas, e Maria é a Mãe das coisas recreadas. Deus é o Pai a quem se deve a constituição do mundo, e Maria é a mãe a quem se deve a sua restauração, diz S.Anselmo. E Duns Scot (um grande enamorado de Nossa Senhora) proclama: “Deus podia fazer Maria Imaculada e por isso a fez”
Toda sois formosa, ó Maria, sem mancha de pecado original... Vós sois a glória de Jerusalém, sois a alegria de Israel, sois a honra do nosso Povo! Irmãos e irmãs caríssimos, Deus podia criar um mundo melhor e mais belo do que o nosso; mas criatura mais pura e mais bela e mais perfeita do que sua Mãe – MARIA, não! Maria é obra da criação mais perfeita que Deus podia criar. Salve, ó Virgem Imaculada. Ave, cheia de graça, roga por nós, agora, amanhã e sempre; e na hora da nossa morte. Amém.



8 de dezembro de 2008
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos