sábado, 6 de dezembro de 2008

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO (ANO B)

Preparai-vos para o Natal

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Is 40,1-5.9-10).
Sobe a uma alta montanha, ergue a tua voz e proclama bem alto: Preparai o caminho do Senhor... Que todo o vale seja preenchido... Olhai que o Senhor está chegando com poder.

SEGUNDA LEIRURA (2 Ped 3,8-14) Um dia perante o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia!O Senhor não é lento a cumprir o que prometeu como pensam alguns acerca desta demora... O Senhor é paciente... não quer que ninguém se perca,mas que todos se arrependam. Entretanto, o dia do Senhor virá como um ladrão! Empenhai-vos viver sem pecado e na paz.

TERCEIRA LEITURA (Mc 1,1-8) Está escrito no livro de Isaías: Vou mandar à tua frente o meu mensageiro para preparar o caminho do Senhor... Eu batizo com água, mas Ele, o Senhor quando vier vos batizará no Espírito Santo.
As palavras de Isaías foram dirigidas ao povo de Israel para confortá-lo no cativeiro da Babilônia As de São Pedro foram dirigidas àqueles que estavam perplexos com a demora do Senhor... E as palavras do Evangelho anunciadas por São João Batista são dirigidas a todos nós. Em suma, a mensagem deste segundo Domingo do Advento é dirigida a todos nós. A Palavra de comando é uma só: Preparai-vos para receber Jesus! Estamos no Tempo do Advento. Advento significa preparação; preparação de nosso coração para receber a Jesus que vem até nós revestido de nossa humanidade é verdade, mas é Deus conosco, que vem para nos consolar neste vale de lágrimas; alegrar o nosso coração na perspectiva de um mundo NOVO, mais fraterno, mais solidário, mais humano. Muitos pretendem burlar este sofrimento, fingindo alegria, mas na realidade só vemos desumanidade, tristeza, crime, violência, medo de tudo e de todos!
Precisamos com urgência de que Jesus venha. E Ele vai chegar, mas que nos encontre preparados, com roupa de festa, com lâmpadas acesas... A Liturgia deste segundo Domingo do Advento repete com freqüência a mesma palavra: Preparai! Preparai o caminho do Senhor... Esta palavra traduzida em português mais espiritual significa conversão, em grego: - metanoia – mudança de direção, de vida! Jesus, que deve chegar à noite de Natal, encontre aberto o nosso coração, para ficar conosco até ao resto da nossa existência terrena.
São João Batista distingue claramente o “Advento de preparação do Advento de encontro. O Advento de encontro é obra do Espírito Santo, é o batismo com o Espírito Santo. É Deus mesmo que vai ao encontro do homem; quer encontrá-lo no coração mesmo da sua humanidade, tornando-o como eterna imagem de Deus e uma criatura NOVA!
Termino com estes três pensamentos: 1 – Como vamos receber e viver o apelo de Isaías, de João Batista e de Jesus, à conversão? 2- Que mais admiramos no Grande João Batista, a coragem de dizer a Herodes: Não te é lícito tomar a cunhada por tua mulher, ou chamar raça de víboras e sepulcros caiados aos escribas e fariseus?
3 – Que presente vais oferecer ao Menino Jesus neste Natal?

De Dezembro de 2008
Côn.Pe Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos