terça-feira, 6 de janeiro de 2009



PRIMEIRO DIA DO ANO
FESTA DA MÃE DEUS
DIA MUNDIAL DA PAZ E DA FRATERNIDADE

LEITURA BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Nm 6,22-27).
O Senhor falou a Moisés, dizendo:Haverás de abençoar os filhos de Israel assim:O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.

SEGUNDA LEITURA (Gl 4,4-7). Quando o tempo chegou ao fim, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim resgatar os que estavam sujeitos à Lei, e assim nos tornamos filhos adotivos. E se somos filhos, somos também herdeiros.

TERCEIRA LEITURA (Lc 2,16-21) Os Pastores dirigiram-se às pressas para Belém e encontraram Maria e José, e o Menino deitado na manjedoura. Então, contaram o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino E todos ficaram admirados com o que os Pastores contavam. Depois os Pastores regressaram e davam glória a Deus por tudo que tinham ouvido e visto.
Caríssimos irmãos e irmãs. Hoje é um dia muito importante. É o primeiro dia do ano, o dia mundial da Paz e da Fraternidade Universal, e o dia da Mãe de Deus. Vamos falar um pouco de cada coisa.

1 – PRIMEIRO DIA DO ANO – Com o ano que acaba de terminar, passaram 12 meses, 52 semanas,365 dias,8.760 horas,525.000 minutos,31.536.000 segundos. No movimento de rotação da Terra a 1.666 km por hora, giramos durante o ano cerca de 14,5 milhões de Km; no movimento de rotação em volta do sol, a 104.4000Km/h, percorremos cerca de 9.000 milhões de Km; e no movimento da Galácia, juntamente com o sol, a 950.000 Km/h, andamos cerca de 9 bilhões de Km. No ano passado nasceram também milhões de crianças e morreram outros milhões de seres humanos. Durante o ano muita coisa boa aconteceu, mas muita coisa ruim aconteceu também. E, na nossa vida,que fizemos de todo esse tempo? Temos feito alguma coisa que nos pesa na consciência, que gostaríamos de ter feito, ou evitado de fazer? Diga que coisa foi essa! Irmãos, novo ano, nova vida. Não deixemos para logo, nem para amanhã, o que podemos fazer agora. O tempo é curto..., passa depressa!Amanhã pode ser tarde de mais!

2 – FESTA DA MÃE DE DEUS - Sua santidade o Papa João Paulo II chamou a MARIA – Virgem do Magnificat, isto é, a Virgem da ALEGRIA! Pois bem, Maria Santíssima é todo um programa para este NOVO ANO, aurora de um NOVO DIA. Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, Rainha da Paz. Entre tantos títulos por que Maria é invocada, aquele que nos convém mais no novo ano que ora iniciamos é invocar Maria como Rainha da Paz. Há muitos anos atrás, em Fátima, a pastorinha Jacinta exclamava: Peçam a Paz ao Imaculado Coração de Maria que Deus lha entregou a ela! Sabemos que Maria falou em Fátima insistentemente da paz e mandou que rezássemos pela paz. Depomos, pois, nas suas mãos este dia Mundial da Paz, na certeza de que por fim o seu coração Imaculado triunfará.
Jesus, Príncipe da Paz, daí-nos a Paz. Maria, Rainha da Paz, daí-nos a Paz. A paz é fruto da justiça e do amor.Amemo-nos uns aos outros como irmãos e teremos um mundo fraterno e melhor. A guerra das armas não é mais do que a explosão de milhares de corações em guerra consigo mesmos, com os outros e com Deus. Peçamos a paz das armas, mas também a paz dos corações, das famílias. Não esqueçamos: a guerra anda dentro de nós e nas famílias, no trabalho, nas escolas,etc... A paz nasce de um coração novo. Irmãos, renovemo-nos ao calor da Eucaristia e por intermédio da Rainha da Paz.

1° de janeiro de 2009
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco Emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos