sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Biografia do Padre
Bibliografia Resumida do Padre Domingos



O Revmo Senhor Pe. Domingos Gonçalves das Eiras nasceu na freguesia de Gondifelos, Concelho de Vila Nova de Famalicão,distrito de Braga - Minho - PORTUGAL.
Aos 14 anos de idade entrou no Seminário dos PP. Capuchinhos do Porto, onde fez o curo de humanidades durante 5 anos. Depois foi para Barcelos onde vestiu o hábito franciscano e fez o Noviciado.
Emitiu os votos simples de obediência, pobreza e castidade e logo fez o curo de filosofia por três anos. Depois foi para Espanha e, em Zaragoza, depois em Pamplona terminou o curso de sagrada teologia.
Regressou a Portugal e, no Porto foi ordenado de sacerdote pelo Exmo e revmo Senhor Bispo D.Antônio Ferreira Gomes, no dia 21 de Dezembro de 1952.
Dotado de raras qualidades de pregador, especializou-se em oratória sacra na universidade de Salamanca. Durante 14 anos percorreu muitas aldeias e cidades de Portugal realizando missões populares, deixando atrás de si rastos impagáveis de grande missionário popular.
Com 38 anos de idade apenas,foi convidado por S.Exa Revma D.Antônio de Almeida Moraes Júnior, primeiro Arcebispo Metropolitano de Niterói, para trabalhar na sua arquidiocese.
Com muita dificuldade conseguiu dos seus Superiores desligar-se da Ordem dos PP.Capuchinhos e incardinar-se na Diocese de Niterói, muito carente de sacerdotes. Isto aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1966.
D.Antônio imediatamente investiu o Padre Domingos de plenos poderes na Arquidiocese, chegando até a substituir o Sr. Arcebispo em diversas visitas pastorais.
Tendo vagado a paróquia de São João Baptista de Itaboraí, o Sr.D.Antônio de Almeida Moraes Junior logo nomeou o Padre Domingos Pároco definitivo dessa imensa paróquia. Isto aconteceu a 7 de Setembro de 1969. Nessa época a Paróquia de São João Baptista de Itaboraí abrangia praticamente todo o Município.
Ao visitar a imensa Paróquia, o Pe. Domingos ficou decepcionado com o abandono religioso em que se encontrava esse imenso rebanho sem Pastor! E pensou: Será que agüentarei tamanha tarefa? Mas confiado em Deus, em Maria Santíssima - Nossa Senhora de Fátima - lançou mãos ao arado e num espaço de 2 anos apenas restaurou a Igreja Matriz, que estava em ruínas e a Igreja do Senhor do Bonfim, a qual nem já portas tinha e o mato tinha feito do seu interior curral de animais!
Em seguida, sem dízimo nem nenhum centavo em caixa, mas confiado na boa vontade do povo, que era muito grande, o Sr. Pe, Domingos construiu nas diversas comunidades as seguintes Capelas: 1- São Judas Tadeu de Pachecos 2 - Santo Antônio também de Pachecos.3 - Nossa Senhora da Conceição de Montevidio.4 - Sagrado Coração de Jesus de Curuzu. 5 - Nossa Senhora de Aparecida de Cabuçu. 6 - Nossa Senhora de Aparecida de Rio Várzea. 7 - E Nossa Senhora de Fátima de Manilha.
Depois o Sr..Pe. Domingos reformou e ampliou as seguintes Capelas: 1 - Nossa Senhora do Desterro na serra do Lagarto 2 - São Sebastião de Cabuçu. 3 - São José. Devo acrescentar que em todas estas Capelas há uma cantina para serviço de lanches e outras refeições nas festas.
Após essa construção material, vamos agora, referir a construção espiritual. O Pe. Domingos começou por estabelecer a catequese em todas as Capelas da Paróquia e criar o Apostolado da Oração. Para facilitar o ensino da Catequese, o Sr. Pe. Domingos compôs diversos catecismos para as catequistas e crianças, que muito facilitou o ensino da religião aos fiéis na paróquia. Alguns desses catecismos foram elogiados pelos Bispos e ainda hoje seguem como sendo um catecismo padrão de ensino da Igreja católica.
Poderia me alongar na biografia relâmpago do Sr. Pe. Domingos, mas prefiro ficar por aqui, dizendo apenas para terminar, que foi nesse vai e vem constante que o nosso grande missionário gastou 35 anos de fecundo apostolado, em terras de Santa Cruz.
Chegando aos 75 anos e celebrando ainda os seus 50 anos de sacerdote nessa primeira e última Paróquia, sendo já outro Arcebispo - Dom Alano Maria Pena, e em obediência ao cânon 538=3, o Sr.Pe. Domingos fez o pedido oficial de renúncia de Pároco de Itaboraí.
O Sr. Arcebispo Dom Alano Maria Pena, considerando as razões que o Sr.Pe. Domingos lhe apresentou, aceitou a renúncia. Isto aconteceu no dia 2 de Novembro de 2004,após a celebração da Missa das 18 horas.
Para terminar este simples relatório da biografia do Sr. Pe. Domingos, quero consignar que a pedido do mesmo, o Sr.Arcebispo concedeu-lhe uma Capela - Nossa Senhora Aparecida- do Rio Várzea(Itabora´) que ele mesmo havia construído, onde se encontra atualmente.
Nesta Capela está celebrando e exercendo outros ministérios.O Sr.Pe. Domingos em dias de semana (Terças e quintas feiras) celebra a Missa às 8,30 horas. Sábado e Domingo: 18 e 9 horas. Se desejar falar com ele vá lá ou telefone: 2635.1138; Um grande abraço.
19 de Novembro 2006
Pe. Domingos Gonçalves das Eiras - Pároco emérito

Nenhum comentário:

Album de fotos