terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO (ANO B)


PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO
ANO B

Alerta... cuidado...vigiai!

LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA(Is 63,16-17;64,1.3-8) Vós Senhor, sois nosso Pai,nosso Redentor... Rasguem-se os céus e chovam o Redentor...,pois, nós somos o barro que vossas mãos amassaram; todos somos obras de vossas mãos.
Caríssimos irmãos e irmãs, esta bela passagem de Isaías foi escrita a pós o retorno do povo de Israel do cativeiro de Babilônia. O povo interrogava-se porque lhe havia acontecido tamanha desgraça e dirigia a Deus essa súplica comovente que hoje lemos na primeira leitura da Missa. É uma oração das mais belas da Bíblia. Os israelitas não costumavam chamar a Deus Pai como os outros povos. Mas a dureza do exílio levou este povo a dar-se conta de que nada podem esperar senão de Deus “Pai”. É a primeira vez na Bíblia que Deus é invocado como Pai. Este maravilhoso texto de Isaías termina com um grito de confiança: “Vós,porém,Senhor, sois o nosso Pai... e nós todos somos obras de vossas mãos.

SEGUNDA LEITURA (1Cor 1,3-9). Os fiéis de Corinto acolheram com muito entusiasmo o Evangelho que São Paulo lhes havia anunciado, mas depressa voltaram a cair nos vícios da vida passada. São Paulo chama-os a uma maior seriedade de vida recordando-lhes que Deus os enriqueceu com muitos dons e os fortaleceu na fidelidade ao Evangelho. Que permaneçam fiéis na expectativa da vinda do Senhor.

TERCEIRA LEITURA (Mc 13,33-37) A palavra central do Evangelho de São Marcos,que será o evangelizador de todo este ano litúrgico – ANO B – é esta: Vigiai! Esta palavra é tão importante que Jesus a ilustrou com uma pequena parábola: Acautelai-vos, estai alerta, pois não sabeis quando é a chagada do dono da casa, se à tarde, à meia noite, ao cantar do galo, ou de manhãzinha... Assim falou este dono da casa aos seus empregados, quando viajou. E Jesus termina com esta advertência: Se o dono chegar subitamente, que não vos encontre a dormir... O que digo a vocês, digo a todos: Vigiai!
Caríssimos irmãos, sapientíssima exortação nos faz hoje o Evangelho, no começo do Ano Litúrgico. O cristão não pode adormecer, nem entregar-se ao adultério, vinganças e violências; deve andar sempre cautelosamente para não ser surpreendido pelo pecado que mata a alma e pode precipitá-lo no inferno! Cuidado, pois, muito cuidado; hoje todas as portas do mal estão escancaradas e os inimigos estão por toda a parte. Um deles, bem perigoso, é a Internet – cloaca do capeta – que está dizimando assustadoramente milhões de pessoas de todos os níveis sociais; e as maiores vítimas são as crianças! Pais, mães, educadores, professores, Pastores, Bispos, Sacerdotes... muita vigilância..., muita cautela com este terrível inimigo dos nossos dias. Deus,lá dos altos céus vê tudo, sabe tudo, adivinha tudo: sabe o que você pensa, o que você é,o que você é capaz de fazer. De vez em quando esse nosso bom Pai dá-nos alguns sinais muito sérios que nos

levam a despertar da nossa sonolência(descuido). São essas tremendas catástrofes ecológicas que parecem ser duros castigos de Deus; mas na realidade são antes avisos, toques de alerta – puxãozinhos de orelha – para nos prevenir de graves perigos no futuro...
Irmãos caríssimos, andemos vigilantes, vamos nos preparar bem para recebermos com muito entusiasmo e alegria o filho de Deus, nosso Pai – Jesus Menino, nosso Salvador. MARANA TÁ: Vem, Senhor Jesus.

30 de novembro de 2008
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos