sábado, 20 de dezembro de 2008

III Domingo do Advento Ano B


Natal cristão, sim. Natal pagão, não

LEITURAS BÍBLICAS: (II Sm 7,1-5.8-11.16); Rm 16,26-27); Lc1,26-38).
A Liturgia do terceiro Domingo do Advento convidou-nos a viver sempre alegres. Sim, porque cristão triste é um triste cristão. A Liturgia do quarto e último Domingo antes do Natal, é uma explosão de alegria também. O que antes era profecia, convite, hoje é realidade. Maria, escolhida entre todas as mulheres, desde toda a eternidade, para ser Mãe do Messias prometido está grávida. De homem? De José, seu noivo? Não! Então, de quem está grávida essa mulher, que vai dar à luz o Filho Unigênito de Deus? Não sabe? Não acredito. Você sabe, sim. Maria está grávida do Divino Espírito Santo. Escute o Evangelho:
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem que era noiva de um homem, chamado José. O nome da Virgem era Maria. O Anjo entrou onde ela estava e disse: Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Bendita és tu, entre as mulheres. Ela perturbou-se e ficou a pensar qual seria o significado daquela saudação. O Anjo, então, disse-lhe: Maria, não tenhas medo. Tu achaste graça diante de Deus. Vais conceber e dar à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus dar-lhe-á o trono de seu Pai Davi. Reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reinado não terá fim. Maria perguntou ao Anjo: Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum? O Anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus! Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril, porque para Deus nada é impossível
Maria, então, disse: Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. E o Anjo retirou-se.
Eis, caríssimos irmãos e irmãs, a mais linda narração histórica do nascimento de um homem que era Deus e filho de uma mulher que era virgem! Ficamos desconcertados perante tamanho mistério; mas para Deus nada é impossível.
Estamos perto do Natal. Por toda parte já se ouvem lindas canções natalinas... se vêem enfeites multicolores. Muita luz...muita alegria... Pudera! O Natal de Jesus não é igual ao nosso natal. O Natal de Jesus é um Natal eterno. Jesus, feito homem, mas Filho eterno de Deus, nasceu no nosso mundo, porque Ele sabia que nós não podíamos ir para o céu sozinhos, então, dignou-se enviar-nos seu Filho Jesus para que com Ele pudéssemos ir até Deus.
Obrigado, Jesus. Já que tanto nos amastes, nós queremos amar-Te também.
Irmãos e irmãs caríssimos: amor com amor se paga. Amemos a Jesus como Ele nos amou. Mas o Natal que vamos celebrar seja um Natal cristão, um Natal alegre, descontraído, sim, mas cristão, cheio de paz e de amor. Que os presentes que vamos trocar, entre nossos amigos e parentes, levem a marca da fé. Que as nossas felicitações que vamos transmitir, levem o carimbo da justiça, da verdade, amizade sincera e fraterna. Sim, irmãos, que o nosso Natal seja um Natal cristão e nunca um Natal pagão. E o Menino Jesus, feito homem e nosso irmão, derramará com certeza sobre nossos lares, sobre cada um de nós, sobre o nosso Brasil, sobre o nosso pobre mundo tão violento e desumano, muita paz,alegria, e salvação. Amém. FELIZ NATAL!..

CÔN. Pe.DOMINGOS GONÇALVES DAS EIRAS
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos