sexta-feira, 26 de junho de 2009

São Pedro e São Paulo

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
ANO B
LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (At 12,1-11)
O rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. E mandou também prender a Pedro. Enquano Pedro era metido na prisão, a Igreja rezava continuamente por ele. E logo foi solto, pelo miraculoso poder da oração da Igreja.

SEGUNDA LEITURA (2 Tm 4,6-8.17-18). Irmãos, ,já estou pronto para ser oferecido em sacrifício. O momento da minha morte está iminente. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Agora espero receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará no dia do juizo.
Esta emocionante passagem faz parte do “Testamento” de São Paulo, o qual tem firme certeza de receber a coroa que merece por ter cumprido o seu dever de Apóstolo. Oxalá, irmãos, que cada um de nós tenha também essa firme certeza de que Deus nos recompensará por nosso dever cumprido.

TERCEIRA LEITURA (Mt 16,13-19). Em Cesareia de Filipe, durante um pequeno descanso, Jesus fez aos discípulos uma pergunta que os deixou embaraçados. A pergunta foi esta: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?... E vós quem dizeis que eu sou?” Pedro exclamou: “Tu és o Messias, o Flho de Deus vivo.” A resposta de jesus foi imediata: “Tu és feliz, Simão!... Eu também te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus. Tudo que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado no céu.”
Caríssimos irmãos e irmãs, não há na terra nem no céu maior poder do que este. O próprio poder de Deus é dado a uma pobre criatura humana, sem nenhum grau acadêmico, sabendo apenas apanhar peixes no mar da Galiléia. É incompreensível o modo de proceder de Deus: confundir os grandes e sábios deste mundo com a simplicidade dos pequenos e ignorantes. Não é o poder nem a riqueza deste mundo que mudam os planos de Deus, mas a humildade e a inocência dos pequeninos! “Senão fordes como as criancinhas.... Pedro, tu és grande porque foste pequeno neste mundo! Ensina-nos o segredo da tua simplicidade e pequenez neste mundo, para sermos grandes como tu na santidade um dia lá no Céu!
São Paulo é outro Apóstolo cuja festa celebramos conjuntamente com São Pedro. O tipo de personalidade de um e do outro é muito diferente. Mas tanto um como outro souberam irmanar-se no amor a Cristo e por isso, a Igreja, sempre os celebrou juntos e os orientais chamam-lhes “irmãos”. Eles simbolizam todo o Colégio Apostólico, são invocados juntos na confissão, no Cãnon da Missa, e o Papa invoca a autoridade de ambos nas definições dogmáticas. Ambos por caminhos diferentes chegaram à mesma meta: Pedro morreu crucificado e Paulo degolado. Que a Eucaristia que hoje celebramos nos faça fortes na fé dos Apóstolos – São Pedro e São Paulo, e nos faça como eles santos no amor a Cristo à sua Igreja. São Pedro e São Paulo rogai por nós e por todos que trabalham na difusão do Evangelho e na santificação das almas.

PENSAMENTO – Não se pode ter a Deus por Pai, quando não se tem a Igreja por mãe (S.Cipriano). Digamos muitas vezes: Creio na Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.
29 de junho de 2009.
Côn.Pe.Domingos Gonçalves das Eiras
(Pároco Emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos