quarta-feira, 1 de julho de 2009

Na fraqueza do homem se manifesta a força de Deus


14º DONINGO DO TEMPO COMUM ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Ez 2,2-5)
Deus disse ao profeta Ezequiel: Filho do homem, vou enviar-te aos filhos de Israel, a um povo rebelde, de cabeça dura e coração de pedra. Eles e seus pais se revoltaram contra mim até ao dia de hoje.
Caríssimos irmãos, nesta primeira leitura da Missa de hoje Deus faz-nos ver quanto é difícil a missão de Profeta. Mas o profeta não fala por si mesmo, ele é um enviado de Deus, é como um alto falante que leva a voz de Deus às mais distante regiões do universo. Às vezes é bem recebido; outra é até escorraçado e morto. Isto aconteceu e acontecerá ainda aos profetas da nossa Igreja Católica. No inicio da implantação da Igreja no mundo, milhares e até milhões de missionários foram presos, maltratados e martirizados, por causa do anúncio da palavra de Deus. A verdade é que esses “heróis” da fé morreram, mas a semente que lançaram no coração dos rebeldes germinou, e germinará sempre, porque a Palavra de Deus é Vida e a Vida de Deus não morre, mas perdura eternamente. “Eu estarei convosco todos os dias até ao fim dos tempos.” Estas palavras de Jesus continuam valendo, até nos dias de hoje. As portas do inferno, isto é, a “cizânia” da corrupção e da maldade continuará sendo semeada no coração dos homens... É abrir os olhos e ver como os lavradores da cizânia trabalham noite e dia misturando-a com o trigo. Mas na hora da ceifa tudo vai ser diferente: a cizânia será arrancada em primeiro lugar e lançada ao fogo; enquanto que o trigo será colhido e colocado no celeiro do Reino dos Céus.

Meus amigos, não deixemos de ser “profetas” e anunciadores da Palavra de Deus, apesar da má terra onde a “Palavra” pode cair, porque haverá sempre boa gente que a escuta, e ela vai salvar muitas almas.

SEGUNDA LEITURA (2 Cor 12,7-10) São Paulo declara na segunda leitura da Missa, que teve revelações extraordinárias, mas para não se envaidecer com elas, declara: foi-me espetado no meu corpo um espinho a fim de que eu não me encha de orgulho. Eu pedi ao Senhor para que me fosse tirado esse espinho. Mas ele respondeu-me: Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força se manifesta.
Caríssimos irmãos, São Paulo revela nesta carta aos coríntios que traz em seu corpo um espinho que o faz sofrer muito. Não sabemos que espécie de espinho é esse: se é uma grande tristeza que tem por causa dos israelitas não aceitarem a sua pregação, ou se é uma grave doença que o impede de trabalhar livremente, como por exemplo, um câncer maligno. Seja como for, São Paulo sente-se muitas vezes desanimado na sua missão, com as suas próprias fraquezas e limitações físicas e psíquicas, inclusive com a resistência do povo da sua raça. Mas, o Senhor respondeu-lhe: “Basta-te a minha graça, pois na fraqueza é que a minha força atua eficazmente.” Dali em diante, Paulo passou a gloriar-se nas suas fraquezas, concluindo que, quando se sente fraco, então é que é forte.
TERCEIRA LEITURA (Mc 6,1-6). Certo dia foi Jesus com os seus discípulos a Nazaré, sua terra natal. No sábado entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar. Os ouvintes ficaram admirados com os ensinamentos de Jesus, e diziam: Que é isto? Que sabedoria é essa, que este homem tem! Não é o filho de Maria e de José, o carpinteiro?E ficaram escandalizados por causa dele! Jesus, então, disse: Um profeta só não estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares. E saiu dali muito admirado com a falta de fé deles.
Caríssimos irmãos e irmãs é a primeira vez que Jesus manifesta profunda tristeza pela falta de fé dos seus conterrâneos. E tão chateado ficou com eles, que disse: Um profeta só é desprezado, na sua terra! Por causa disso, diz o Evangelista Marcos, Jesus não fez ali nenhum milagre! É que a fé é condição essencial para que Deus faça milagres. Se hoje Jesus Cristo viesse outra vez ao nosso mundo, e percorresse as nossas Comunidades paroquiais, e falasse com esta e aquela pessoa, que diria da sua vida religiosa?! No A.T. Deus queixou-se muitas vezes também da incredulidade do seu povo. A primeira leitura dá testemunho disso. Povo rebelde e revoltado, filhos de cabeça dura e coração de pedra, diz Deus através de Ezequiel. Todavia, envia-lhes o profeta para que saibam que Deus não os abandona, não obstante a sua incredulidade. Caríssimos irmãos, nunca duvidemos de uma coisa: Podemos ser e somos grandes pecadores, apesar disso, Deus nos ama. Deus quer a nossa salvação.
PENSAMENTO – Com fé vejo mistérios. Sem fé vejo absurdos (Pascal).
Pode-se tudo o que se quer, quando se quer o que Deus quer (Ghica).
5 de julho de 2009
Côn. Pe. Domingos G. das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos