domingo, 7 de junho de 2009

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

ANO B - A Eucaristia é o Pão da Vida Eterna

LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA (Ex 24,3-8)

SEGUNDA LEITURA (Hbr 9,11-15)
TERCEIRA LEITURA (Mc 14,16.22-26).
Certo dia, estando Jesus com seus discípulos sentados à mesa, enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo-o consagrado, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. Depois, Jesus lhes disse: Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo. Não tornarei a beber do fruto da videira, até àquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus.
Caríssimos irmãos e irmãs: a instituição da Eucaristia foi na Quinta Feira Santa, durante a última Ceia de Jesus com os seus discípulos. Mas a festa desta instituição é hoje! Hemos de convir que foi muito tarde que a Igreja Católica começou a celebrar com solenidade a festa da Instituição da Eucaristia, pois data, apenas, do século XIII! Até, então, Jesus Eucaristia não saía das Igrejas!... Saía, sim, do sacrário e entrava no peito de alguns fiéis, mas a maioria apenas o adorava na Elevação durante a Missa. Para as ruas só saía no coração de algumas poucas pessoas.
João Paulo II, disse: A Igreja deseja sair com Jesus às ruas anunciando ao mundo inteiro aquilo de que ele vive todos os dias. Eu imagino, caríssimos irmãos, o regozijo, a festa, a imensa alegria que Jesus sentiu quando saiu pela primeira vez em procissão solene pelas ruas das nossas cidades e das nossas paróquias e o que ele sente ainda hoje, quando o povo o acompanha cantando pelas nossas ruas! É verdade que sua maior satisfação e alegria é quando o recebemos na Hóstia consagrada, mas o amor não se pode engavetar nem esconder; o amor é manifestação entusiástica de quem o tem e o manifesta. Sabemos muito bem, que a maior alegria que podemos dar a um pobre faminto, é dar-lhe um pedaço de pão para comer. Tinha, pois, razão o grande indiano – Gandhi - quando disse: Se um dia Cristo viesse à India, seria bem melhor recebido se aparecesse em forma de pão!!!...
Quando Jesus instituiu a Eucaristia ele sabia muito bem que o melhor modo de dar-nos alegria, e de demonstrar o seu amor para conosco, era dar-nos pão para comer. Então, Ele não só nos deu esse pão, mas o transubstanciou em seu corpo e sangue, para matar-nos a fome e a sede que temos de Deus.
Disse um dia o (Card.Gantin): “Diz-me o que dás e como dás, e dir-te-ei quem és.” Que é que Jesus nos dá na sagrada Eucaristia, e como no-la dá? Jesus na Eucaristia nos dá o seu Corpo e o seu Sangue para quem dele comer e beber tenha a vida eterna.
Caríssimos irmãos, permitam-me que lhes faça esta pergunta: vocês vão à Missa todos os Domingos e dias Santos ou até todos os dias? E vocês comungam? Vocês recebem a Eucaristia – o Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo - transformado em alimento perene de salvação? Então, escute: Missa com Comunhão é união; Missa sem Comunhão é desunião, com Cristo e com os irmãos.

PENSAMENTO: "A Eucaristia é o beijo da boca de Deus, um rio de alegria, um rio de vida pura para todos que a recebem dignamente no seu coração" (S.Bernardo).

11 de junho de 2009.
Côn.Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos