sábado, 20 de junho de 2009

Deus, não é Deus, bombeiro!


12º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS:
PRIMEIRA LEITURA(Jó 38,1.8-11).
Do meio da tempestade, o Senhor disse a Jó:Quem foi que fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno?!...Fui eu que lhe disse:Virás até aqui e não irás mais além, aqui virá quebrar-se a arrogância das tuas ondas.
Caríssimos irmãos, notemos nesta passagem do Livro de Jó que Deus não responde diretamente às perguntas angustiantes do sofrido Jó, mas manifesta-se indiretamente Senhor de tudo, mesmo do mar bravo que era considerado indomável e lugar das potências demoníacas.
Este texto leva-nos certamente ao Evangelho de Marcos, onde Jesus ordena ao mar que se acalme e o mar obedeceu-lhe. Desta passagem bíblica ficamos sabendo que Deus está sempre atento, mesmo quando tudo em nossa vida parece ir a pique. Muita atenção para o Evangelho de São Marcos que nos vai contar como reagiu Jesus perante um possível naufrágio que os mataria a todos.

SEGUNDA LEITURA (2 Cor 5,14-17). O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. De fato,Cristo morreu por todos, para que os vivos deixem de viver para si próprios, mas vivam para aquele que morreu e ressuscitou por eles... Se conhecemos Cristo de um modo natural, agora já não O conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O que era antigo passou. Tudo foi renovado.
Irmãos, São Paulo testemunha aqui que só o amor de Cristo lhe interessa, uma vez que O conheceu não já segundo a carne, mas à luz da fé, isto é, depois de Ele ter ressusciado. Nenhuma outra coisa nos deve interessar na corrida por este mundo. Sim, Jesus morreu por todos, para que nós os vivos deixássemos de viver para nós, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por nós. Gravemos profundamente em nosso coração estas outras palavras de Jesus: Se morremos com Cristo com Ele ressuscitaremos.Vivamos, pois, como novas criaturas e toda a criação será renovada.

TERCEIRA LEITURA (Mc 4,36-40) Depois de uma jornada dedicada ao anúncio do Reino de Deus e sendo já noite, o Divino Mestre e os discípulos dirigem-se para a outra margem do Lago. Durante a travessia levantou-se uma grande tormenta pondo em risco todos os tripulantes. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travasseiro. Muito aflitos, os discípulos acordam o Mestre, gritando: Mestre! Acorda! Mestre!...Estamos perecendo e tu não te importas?Jesus despertou e ordenou ao vento e ao mar: Silêncio!Cala-te! O vento logo cessou e houve uma grande bonança. Depois, Jesus disse aos discípulos: Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?
Caríssimos irmãos e irmãs, a grande lição que nos dá o Evangelho é a confiança em Deus, mesmo para além de toda a tormenta. Havemos de saber que Deus é Senhor de tudo, mesmo do mar embravecido, símbolo das forças demoníacas. Quem está com Deus nada deve temer, mesmo que nos pareça que está dormindo; não, Ele está atuando, basta que chamemos por ele, como fizeram os Apóstolos. Por outro lado, a cena evangélica deste Domingo pode representar a história de cada um de nós. Durante a travessia desta vida tudo nos pode acontecer e acontece de fato. Mas tudo acaba em bem, se Jesus está conosco e a Ele recorremos nas horas de perigo. Uma coisa, porém, quero que fique bem claro diante de quem viaja com Deus: Deus não é um Deus bombeiro, tapa buracos!...A confiança que devemos ter em Deus e no seu poder, não suprime o nosso trabalho, nem as dificuldades ou tempestades, mesmo a morte, mas dá-nos uma nova visão da situação, sobretudo, que tudo tem solução e que tudo no fundo concorre para o bem dos que sinceramente amam a Deus, como nos ensina São Paulo.

PENSAMENTO: Você alguma vez, no meio das grandes tempestades da sua vida, clamou pelo Senhor e foi atendido, ou só se lembra de Santa Bárbara, quando troveja?

21 de junho de 2009
Côn.Pe.Domingos Gonçalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos