sexta-feira, 5 de junho de 2009

SANTÍSSIMA TRINDADE


ANO B - Eu sou templo vivo da SS Trindade

LEITURAS BÍBLICAS: (Dt 4,32-34); (Rm 8,14-17); (Mt 28,16-20)

Caríssimos irmãos e irmãs: A Solenidade do Pentecostes encerrou o Tempo Pascal. Porém, a festa da SS. Trindade que hoje celebramos, é ainda como que uma ressonância da Páscoa, e em particular do Pentecostes. Durante a Páscoa, a liturgia dominical centrou a sua atenção no Verbo de Deus, isto é, em Jesus Cristo, Morto e Ressuscitado para nossa salvação. Pentecostes foi o Espírito Santo a figura central. Agora, a nossa atenção fixa-se no mistério da SS. Trindade. A título de cultura religiosa, esta festa da SS Trindade entrou no calendário litúrgico da Igreja Católica no século XIV.
Irmãos, todas as festas cristãs e todos os Domingos são Domingos da SS Trindade, pois é um só mistério indissociável de um único Deus em Três Pessoas. Mas a Igreja hoje quer celebrar com particular relevo Deus Pai Criador, Deus Filho Salvador e Deus Espírito Santo Santificador.
Há outras grandes religiões, como o judaísmo e islamismo, que são religiões também monoteístas, isto é, crêem num único Deus, mas o Cristianismo é a religião que professa um único Deus que é ao mesmo tempo Trindade Santíssima de Pessoas, um Deus em Comunhão, uma Família divina, Jesus assim o revelou.
Caríssimos irmãos, o mais importante nesta festa além, da nossa devoção e louvor à SS Trindade, é tomarmos consciência que pertencemos a esta Família divina e ainda não se revelou totalmente este mistério em nós. Mas desde já somos convidados a entrar em Comunhão com o Pai, por Jesus Cristo, no Espírito Santo. Eis como São Paulo nos saúda: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espirito Santo estejam convosco”
Para concluirmos esta reflexão sobre o maior mistério da Fé Católica, quero relembrar a todos os meus caríssimos leitores, que foi em nome da SS Trindade que fomos batizados, iniciamos e concluímos a Eucaristia e outros sacramentos; iniciamos e concluímos a nossa vida terrena. Em nome da SS Trindade são benzidas as nossas casas e um dia será também benzida a nossa campa. Há outros grandes mistérios no cristianismo, mas o mistério da SS Trindade, de um Deus Uno e Trino, da mesma essência e natureza, mas em Três Pessoas distintas é o maior. É o mistério dos mistérios! Adorêmo-lo e glorifiquêmo-lo: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre por séculos sem fim. AMÉM.

PENSAMENTO: Eu vivo em intimidade com Deus na consciência de que sou Templo vivo onde Ele mora? Olhai o que diz São Paulo: Ignorais, porventura, que sois Templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?

07 de junho de 2009.
Côn. Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí




Nenhum comentário:

Album de fotos