quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quem é Santo Antônio?


Português ou Italiano? De Lisboa ou de Pádua?


Santo Antônio é português de nascimento e italiano de vida apostólica e de morte. Nasceu em Lisboa no dia 15 de Agosto de 1195. Os progenitores são: Martinho de Bulhões e Teresa Taveira. Foi batizado na Sé Patriarcal de Lisboa com o nome de Ferdinando, oito dias após o seu nascimento. Teresa era uma excelente cristã. Suas grandes devoções procurou dar a Ferdinando: A devoção a Nossa Senhora e um grande amor a Jesus Sacramentado. Diz a sua biografia que era um excelente coroinha da Sé Patriarcal de Lisboa. Parecia um anjo servindo no altar da Santa Missa, deixando toda a gente maravilhada de sua piedade e compostura religiosa. Sentindo vocação para a vida religiosa, entrou na Sociedade Religiosa dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho. Mais tarde, foi transferido para Santa Cruz de Coímbra e ali, se ordenou de sacerdote e se doutorou em Sagrada Escritura e Teologia dogmática. Motivado pelo martírio de 5 frades franciscanos em Tanger, – norte de África,– deixou a Sociedade dos Cônegos de Santo Agostinho e fez-se frade franciscano. Desejoso de pregar o Evangelho aos mouros e morrer mártir, partiu para a África. Mas outros eram os desígnios de Deus. Uma violenta tempestade e uma ruim doença impediram-no de aportar no norte de África. Foi, então, para Assis onde se encontrou com São Francisco, fundador do Franciscanismo. Restabelcido da sua pertinaz doença iniciou sua abençoada caminhada de pregador e de taumaturgo. Ganhou logo dois apelidos que o tornaram conhecido e famoso em todo o mundo: ARCA DO TESTAMENTO E IL SANTO! Faleceu com 35 anos, apenas, deixando atrás de si tanta fama de santidade e de milagres que se tornou o Santo mais popular do mundo inteiro. Os restos mortais deste santo internacional repousam em Pádua – Itália – numa gigantesta Basílica construída em sua honra, onde se venera também, num rico relicário, a sua língua intacta. Merecida honra de Deus ao Santo que tanto falou do amor a Jesus e a María Santíssima.
Santo Antônio de Lisboa, abençoa as nossas famílas e os nossos jovens; que eles sejam bons, puros e santos. Caríssimos irmãos, quereis receber milagres e realizar todos os vossos sonhos de felicidade, ficai de joelhos e rezai:
Se milagres desejais - recorrei a Santo Antônio; Vereis fugir o demônio e as tentações infernais. Recupera-se o perdido, Rompe-se a dura prisão e no auge do furacão cede o mar embravecido. Todos os males humanos se moderam, se retiram, Digam-no aqueles que o viram, E digam-no os paduanos. (Repete-se: Recupera-se o perdido...)
Pela sua intercessão foge a peste, o erro, a morte. O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.(Repete-se: Recupara-se o perdido...)
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo. Repete-se : Recupera-se o perdido, etc... Rogai por nós, bem-aventurado Santo Antônio. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. AMÉM.

13 de junho de 2009
Côn.Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos