domingo, 1 de março de 2009

1º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

Convertei-vos e crede no Evangelho


LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA(Gn9,8-15)
Deus dirigiu a Noé e aos seus filhos as seguintes palavras: Vou estabelecer minha aliança convosco e com a vossa descendência.Nunca mais um dilúvio tornará a devastar a terra. Este é o sinal da aliança: farei aparecer sobre as nuvens o arco Iris, que será um sinal da Aliança entre mim e a terra

SEGUNDA LEITURA(1Ped 3,18-22) Caríssimos irmãos, Cristo morreu uma só vez pelos pecadores – um justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Foi morto segundo a carne. Mas voltou à vida segundo o Espírito.O Batismo não é uma mera cerimônia de limpeza corporal, mas a purificação total do pecado para nos tornar verdadeiros filhos de Deus.

TERCEIRA LEITURA(Mc 1,12-15). Naquele tempo o Espírito impeliu Jesus para o deserto. E aí permaneceu quarenta dias , sendo tentado por Satanás, e os Anjos o serviam. Depois foi para a Galiléia pregar a Boa Nova de Deus e dizia ao povo: O tempo já se completou, e o Reino de Deus está próximo. Covertei-vos e crede no Evangelho.
Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos na Quarta-Feira de Cinzas o Tempo da Quaresma. Hoje é o 1º Domingo. A Quaresma teve o seu início por volta do ano 350 d.C. quando então a Igreja começou a preparar os catecúmenos para o Batismo.. Por isso, os catecúmenos iam diariamente à Catequese durante os quarenta dias do Tempo Quaresmal. As leituras bíblicas deste Tempo Litúrgico foram escolhidas de propósito em atenção aos que se preparavam para o Batismo. Elas falam de água, luz da Fé, de cegueira,da unção com óleo, da renúncia ao pecado e da vitória de Cristo sobre a morte.
A leitura do Livro do Gênese apresenta-nos a narrativa do dilúvio bíblico. Com este fato pretende a Igreja transmitir-nos importantes ensinamentos. Um deles é saber que Deus não é indiferente à maldade humana, mas intervém para criar uma humanidade nova. Após o dilúvio, surge um mundo novo. Pois bem,da ruína provocada pelo pecado humano, Deus cria uma nova humanidade. Recordemos o que disse Deus: Vou estabelecer minha Aliança convosco..., e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a terra.
Irmãos,Deus é muito bom. Seu amor é gratuito e não espera pela nossa conversão para O amar. O arco iris é prova disso..., indica a paz entre o céu e a terra, o abraço entre Deus e a sua criação. É o símbolo do Batismo.
A segunda leitura é de São Pedro. Ele retoma o tema do dilúvio para explicar aos cristãos do seu tempo os efeitos do Batismo, que são os mesmos do dilúvio. A água do Batismo destrói o homem velho e faz nascer o homem novo. Este insondável mistério é fruto da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É Ele,unicamente Ele que dá ao batismo a força sobrenatural para destruir o nosso pecado e nos ressuscitar para a vida eterna.
O Evangelho de São Marcos coloca Jesus no deserto à mercê das tentações do diabo. Foi o espírito Santo que conduziu Jesus ao Rio Jordão pra ser batizado; agora é o mesmo Espírito que o leva ao deserto, ao lugar da tentação. Após o Batismo Jesus recebeu a força de Deus para iniciar a sua luta contra o mal. O deserto era considerado naquele tempo, a morada das forças inimigas do homem. A estadia de Jesus no deserto durante quarenta dias foi uma boa experiência que o Mestre adquiriu para enfrentar todo o tipo de propostas que lhe adviriam do povo,dos seus inimigos e até dos seus discípulos. Nós, cristãos,temos a força do Espírito Santo para superar as provações da vida. O texto de São Marcos acaba com uma séria advertência que Jesus nos faz: Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.
Caríssimos irmãos e irmãs, depois das folias do carnaval,esta advertência de Jesus é um convite que Ele nos faz no começo da Quaresma para mudarmos o coração e a acolhermos o mundo novo do Evangelho.

ORAÇÃO DA CF 2009
Bom é louvar-vos, Senhor,nosso deus, que nos abrigais à sombra de vossas asas,defendeis e protegeis a todos nós,vossa família como uma mãe, que cuida e guarda seus filhos. Nesse tempo em que nos chamais à conversão, à esmola, ao jejum, à oração e à penitência,pedimos perdão pela violência e pelo ódio que geram medo e insegurança. Senhor, que a vossa graça venha até nós e transforme nosso coração. Abençoai a vossa Igreja e o vosso povo, para que a Campanha da Fraternidade seja um forte instrumento de conversão. Sejam criadas as condições necessárias para que todos vivamos em segurança, na paz e na justiça que desejais. Amém

1º de março de 2009.
Côn. Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos