domingo, 15 de março de 2009

Beata Alexandrina M. Da Costa


Há muito tempo que eu desejava levar ao conhecimento dos leitores da internet, a figura humilde de uma menina-moça que se santificou deitada numa cama. Seu nome é ALEXANDRINA M. DA COSTA. Esta menina-moça nasceu em Balazar no dia 30 de Março de 1904. Balazar é uma freguesia do Município da Povoa de Varzim, arquidiocese de Braga – Portugal. Desde os 20 anos viveu paralisada na cama devido a uma miielite na coluna, em conseqüência de um salto que deu de uma janela da sua casa aos 14 anos, para salvar a sua pureza contra três estupradores.
Na solidão do seu quartinho, a Alexandrina tornou-se o Anjo consolador de Jesus, presente em todos os Tabernáculos do mundo e, ao mesmo tempo, vítima imolada para a salvação das almas.
Alexandrina será vítima de reparação dos ultrajes, sacrilégios e profanações da Eucaristia. Os Sacrários e os pecadores são a Missão que Jesus lhe confiou em 1934.
Por meio de Alexandrina Jesus pede a todos os católicos que visitem e adorem frequentemente a Jesus diante do Sacrário onde Ele está vivo e real como no céu.
Hoje, todas as Capelas das Paróquias brasileiras têm o Santíssimo Sacramento nos seus Sacrários. Mas, eu pergunto: Será que Jesus é visitado e adorado com freqüência nessas “prisões” de amor?!
Conheço Paróquias, sobretudo, Capelas onde se conserva a divina Eucaristia, que só é visitada uma vez por mês, por ocasião da Santa Missa ou celebração da Palavra! Pobre Jesus que vive tão sozinho e abandonado!!!... Pois bem, Jesus por meio da Beata Alexandrina de Balazar pede que se acenda nas almas a devoção para com estas “prisões” de amor. Como me entristece, disse um dia Jesus a Alexandrina, ver tantos visitantes que entram nas Igrejas, mas nem sequer me saúdam e não param um momento para me adorar! A queixa de Jesus é verdadeira. Nas minhas andanças pelo mundo afora tenho constatado que as Igrejas católicas, principalmente Igrejas antigas, históricas, são muito visitadas pelos turistas, mas é muito raro ver pessoas ajoelhadas diante do Tabernáculo. – “Eu queria ver muitos guardas fiéis, prostrados diante dos Sacrários, para impedirem tantos e tantos crimes, disse Alexandrina em 1934.
Durante os últimos 13 anos de vida a Alexandrina viveu só da Eucaristia, sem tomar qualquer outro alimento. Após minha ordenação sacerdotal, em 21 de dezembro de 1952, durante um pequeno período de férias na minha terra de Gondifelos – que confina com Balazar - fui visitar esta menina-moça e lhe perguntei: “É verdade que você não se alimenta? Ela respondeu: Eu bebo um pouco de água e recebo a Eucaristia todos os dias”
A Missão mais importante que Jesus confiou a Alexandrina de Balazar foi a seguinte: “Peço que tu vivas só de mim, para provar ao mundo quanto vale a Eucaristia e o que é a minha vida nas almas: luz e salvação para a humanidade (Ano 1954).
Poucos meses antes de Alexandrina morrer, Nossa Senhora.disse-lhe: “Fala às almas da Eucaristia! Fala-lhes também do Rosário! Que o Corpo de Cristo sacramentado e a oração sejam o alimento divino dos bons cristãos.(Ano 1955).
Em 1935 Alexandrina foi mensageira de Jesus para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, solenemente efetuada por Pio XII em 1942. Uma característica impressionante de Alexandrina é o seu bom humor. Todos os dias recebia no seu quartinho dezenas e centenas de pessoas de todos os escalões da sociedade sempre com sorriso nos lábios, não obstante os indizíveis e contínuos sofrimentos no seu corpo e no seu espírito.
A 13 de outubro de 1955 a Alexandrina voou para o Céu. Desde sua morte até hoje as peregrinações são constantes. Todos os dias se vêm pessoas – crianças, jovens e anciãos – visitando a campa onde está sepultada, junto ao altar mor da Igreja paroquial, com o rosto voltado para o Sacrário, pois ela pediu que a sepultassem com a cabeça voltada para o seu amado Jesus.
A 12 de Janeiro de 1966 a Igreja proclamou-a Venerável. Depois, João Paulo II a 25 de abril de 2004 a beatificou. Esperamos agora, que seja inscrita muito brevemente no catálogo dos Santos para modelo dos jovens cristãos e protetora da juventude. Santa Alexandrina, rogai por nós.

Côn. Pe. Domingos G. das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos