sábado, 7 de março de 2009

2º DOMINGO DA QUARESMA - Ano B


É bom estarmos aqui!

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA(Gn 22,1-2.10-13)
Deus Chamou Abrão e disse-lhe:Toma teu filho Isaac que tanto amas e vai à terra de Moriá e oferece-o em holocausto sobre um monte que Eu te indicarei. Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão amarrou o filho Isaac para o sacrificar. Nesse instante um anjo do céu gritou: Abraão! Abraão! Não faças mal ao menino. Agora sei que temes a Deus. Eu te abençoarei e tua descendência será tão numerosa como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. E todas as nações da terra serão abençoadas, porque tu me obedeceste.
Esta leitura ensina-nos que a obediência é o instrumento pelo qual Deus opera as maiores maravilhas. Um exemplo: Por ter Abraão obedecido sem nenhuma resistência à voz de Deus, Deus torna-o Pai de todos os povos que crêem. É essa fé sem tempo, sem hora; é essa fé firme, inabalável que cura, que remove montanhas que apressa a vontade de Deus a fazer milagres. Como é a sua fé?!

SEGUNDA LEITURA (Rm 8,31-34). Irmãos: Se Deus é por nós, quem será contra nós. Deus não poupou seu próprio Filho, mas entregou-o por todos nós. E, com Ele, nos deu todas as coisas. São Paulo é o Apóstolo que mais falou do amor de Deus por nós. Na carta aos Romanos afirma: Se Deus é por nós, quem será contra nós. Sim,caríssimos irmãos, se Deus nos amou tanto ao ponto de entregar o seu próprio Filho, não resta a menor dúvida de que seu amor é gratuito e definitivo e, portanto, não pode ser destruído por nenhum pecado ou infidelidade humana.

TERCEIRA LEITURA(Mc 9,1-9). São Marcos depois de ter colocado Jesus no deserto durante 40 dias, hoje coloca-o num alto monte, possivelmente no Tabor, entre duas grandes figuras do Antigo testamento: Moisés e Elias. São testemunhas deste fato inédito da vida do divino Mestre, três Apóstolos: Pedro, Tiago e João. Diz o evangelista que estes três Apóstolos experimentaram tamanha felicidade, que Pedro exclamou: "Senhor! Que bom é estarmos aqui!... "Mas aquela felicidade durou pouco tempo. Logo, logo tudo voltou ao normal.
Caríssimos irmãos e irmãs: O que é bom dura pouco! A transfiguração de Jesus transmite-nos muitas reflexões sobre a nossa fé e o nosso futuro. Eis uma: A felicidade completa só existe em Deus. Durante a nossa caminhada terrestre só podemos encontrar problemas de toda a ordem. Mas se a nossa fé é inabalável, firme como uma rocha, haveremos de experimentar a mesma felicidade que os três Apóstolos experimentaram na transfiguração de Jesus. Não duvidemos disto. Agora, temos de carregar a nossa cruz..., mas depois ela se transfigurará na Cruz gloriosa de Cristo ressuscitado. Deus abençoou Abraão e a todos os seus descendentes por ser obediente. A vocação de Abraão é a vocação de todo o cristão que crê em Jesus Cristo e na vida eterna. Amém.

8 de março de 2009
Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos