domingo, 15 de março de 2009

3º DOMINGO DA QUARESMA - Ano B


Sois templo vivo de Deus!


LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Ex20,1-3.7-8.12-17).
Deus disse ao povo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás nenhum Deus além de mim. Não invocarás o nome do Senhor, teu Deus em vão, porque o Senhor te castigará. A Lei que hoje te prescrevo é esta: Guarda e santifica o sábado:
– Honra teu pai e tua mãe. - Não matarás. – Não cometerás adultério. - Não furtarás.
– Não levantarás falso testemunho. - Não cobiçarás nenhuma coisa que é dos outros.: a mulher do outro, o seu boi, o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.
Caríssimos irmãos e irmãs, os judeus andavam peregrinando no deserto rumo à Terra Prometida. O guia deles era Moisés. Mas Moisés nada fazia sem ordem de Deus. Um dia, Deus, entrega-lhe a Lei – um compêndio de normas – que era a sua Aliança com o povo. Essas normas eram como sinais de proteção e garantia de que estaria sempre com eles na caminhada para a sua terra. Mais tarde, Jesus resumiu estas leis em dois mandamentos.: Amarás o Senhor teu Deus... e amarás o próximo como a ti mesmo (Mt 22,37-39).

SEGUNDA LEITURA ( 1 Cor 1,22-25). São Paulo diz aos Coríntios: Os judeus pedem milagres, os gregos procuram a sabedoria; quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é força de Deus e sabedoria de Deus.
Caríssimos irmãos, São Paulo apresenta-nos nesta carta o tema central de toda a sua pregação: Cristo crucificado. Os judeus e gregos rejeitam a fé. Os primeiros por não verem milagres e os segundos porque só a ciência ilumina. Mas só em Cristo há salvação. Daí o escândalo e a loucura da Cruz. Nem o cristianismo é uma fonte de milagres e uma agência de bons empregos, nem se apóia na sabedoria humana. Muito cuidado, irmãos, com a pregação dos evangélicos e de certos programas de rádio e TV, que fazem da religião, ou do próprio Jesus Cristo – Um curandeiro ou fabricante de milagres. A salvação não consiste, propriamente, em cumprir os mandamentos, mas em seguir a Jesus Cristo crucificado:
Escândalo para os judeus e loucura para os gentios.

TERCEIRA LEITURA (Jo 2,13-25). Alguns dias antes da Páscoa dos Judeus, Jesus foi a Jerusalém e entrou no Templo. E no Templo encontrou: Vendedores de bois, ovelhas e pombas e cambistas sentados nas bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo com as ovelhas e bois. Deitou por terra as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: Tirai isso daqui! Não façais da Casa de meu Pai uma casa de comércio!
Caríssimos irmãos, São João Evangelista coloca este episódio na primeira ida de Jesus a Jerusalém, por ocasião da Páscoa dos judeus, após o início da vida pública. Ele o faz de propósito para verificar como os judeus se preparavam para a Páscoa e respeitavam a Casa da Oração. A cena que constatou encheu-o de profunda tristeza e revolta. Ao ver tanta profanação, não resistiu ao zelo pela Casa do Pai. Fez um chicote de cordas e expulsou todo o mundo do Templo! Essa atitude de Jesus parece violenta e contrastante com o seu coração “manso e humilde”. Mas na realidade não é. Jesus quer apenas respeito pela Casa de Deus.
Muitas outras considerações poderíamos apresentar, mas ficam para outra oportunidade. Termino chamando a atenção para uma profanação muito séria: é a profanação do TEMPLO DA NATUREZA contra tanta poluição!!!... Não profanemos a Casa da Oração – que é a Igreja – mas não profanemos também a NATUREZA que é a nossa morada terrestre.
Finalmente, diz São Paulo: “Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo também (1 Cor 3,16).

15 de março 2009.
Côn.Pe.Domingos G. das Eiras
Pároco Emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos