sábado, 21 de fevereiro de 2009

VII Domingo do Tempo Comum - Ano B

DOMINGO DE CARNAVAL!

LEITURAS BÍBLICAS:
PRIMEIRA LEITURA

(Is 43,18-19.21-22).
SEGUNDA LEITURA
(2 Cor 1.,18-22).
TERCEIRA LEITURA
(Mc2,1-12)
Estando Jesus em Cafarnaum, certamente em casa de Pedro, trouxeram-lhe um paralítico carregado por quatro homens. Havendo dificuldade em o levar até à presença de Jesus, abriram o teto da casa, bem em cima do lugar onde Jesus estava, e desceram o paralítico na cama em que estava deitado. Ao ver a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. Estavam ali sentados alguns escribas – mestres da Lei – ouvindo Jesus dizer ao paralítico: estão perdoados os teus pecados, começaram a falar: este homem está blasfemando; ninguém pode perdoar pecados senão Deus somente. Jesus percebeu logo que eles estavam pensando mal dele, disse ao paralítico: Levanta-te. Pega tua cama e vai para tua casa! O paralítico, então, se levantou, carregou sua cama e foi embora.
Caríssimos irmãos e irmãs, desde há cinco Domingos que a mensagem dominical insiste em nos falar da Identidade de Jesus. E quem me ouve ou lê pela primeira vez, eu quero reafirmar que o Identidade de Jesus é Libertar o homem da escravidão do pecado. No segundo Domingo do Tempo Comum São João Batista vendo passar perto de si a Jesus, disse: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Logo dois discípulos de João seguiram a Jesus.
No 4º Domingo, o Evangelista São Marcos referiu-nos uma cena que se passou na sinagoga de Cafarnaum: Jesus mandou calar um endemoniado que o impedia de falar
No 5º Domingo, São Marcos, nos contou que Jesus foi a casa da sogra de Pedro e ela estava com febre muita alta. Jesus pegou-lhe pela mão e a febre deixou-a e ela põs-se a servi-lo! No 6º Domingo – Domingo passado - São Marcos contou-nos a cura de um leproso, o qual violando a Lei que o proibia de se aproximar das pessoas, foi ter com Jesus e pediu-lhe: Senhor, se tu queres podes curar-me! Jesus lhe respondeu imediatamente: Quero, estás curado!
Hoje, 7º Domingo do Tempo Comum – Domingo de Carnaval – o mesmo Evangelista São Marcos relata um impressionante milagre da cura de um paralítico. E com este milagre,São Marcos encerra a série de fatos incontestáveis que nos identificam Jesus como LIBERTADOR E SALVADOR DOS HOMENS. Já ouvimos o Evangelho. Não vou repeti-lo . Mas quero reafirmar que só Jesus salva; só Jesus liberta; só Jesus é o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Sem Jesus ninguém é curado dos seus males físicos e espirituais; porque só Jesus é o Médico dos médicos; só Jesus é Deus e só Deus pode perdoar os pecados. Cuidado! Muito cuidado: hoje é Domingo de Carnaval. Só pronunciar esta palavra dá arrepios!.. Irmãos e irmãs, me perdoem: carnaval não é felicidade; carnaval é prazer da carne, é ISCA que o diabo prepara para saciar a fome daqueles que não pensam em Deus, nem na felicidade do Céu. Irmãos queridos fiquem em casa nestes dias cheios de perigos. Pegai o Rosário de Nossa Senhora e rezai pelos pecadores; por milhares de teus irmãos que não vão gozar a paz do espírito, mas buscar a morte da sua alma e, de certo, a morte do seu corpo também.
22 de fevereiro de 2009
Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito)

Nenhum comentário:

Album de fotos