sexta-feira, 27 de março de 2009

Para você que é católico

Os Mandamentos da Santa Igreja Católica são 5.

1 - Participar da Santa Missa todos os domingos e festas de preceito.
2 –Confessar-se, ao menos, uma vez cada ano.
3 –Comungar pela Páscoa da Ressurreição.
4 –Jejuar e não comer carne na Quarta feira de cinzas e Sexta feira santa.
5 - Pagar o dízimo, segundo o costume.
Dentre esses cinco Mandamentos, quero falar dos três primeiros, que são o motivo da nossa conversa de hoje.
O primeiro mandamento obriga a todo o católico a participar da Santa Missa todos os Domingos e Festas de Preceito. Esta obrigação começa no uso da razão. Mais precisamente: quando a criança ou adulto é iniciado na doutrina cristã e recebeu a primeira eucaristia e, talvez, outros sacramentos.
O segundo mandamento obriga também, sob pecado grave, a todo o católico a confessar-se ao menos, uma vez cada ano, e, se possível, pela Páscoa da ressurreição. Conheço católicos “fanfarrões” que dizem: eu não mato nem roubo, nem faço mal a ninguém, que é que eu vou confessar?
Esta linguagem de certos católicos é imbecil, define a pouca ou nenhuma fé desses católicos de meia tigela, que acham que o pecado é só matar e roubar. Infelizmente, este modo de pensar comprova uma grande deficiência na formação religiosa que eles receberam na “alfabetização” cristã”!
O terceiro mandamento que eu quero falar também, e com muita satisfação, é o da Comunhão Eucarística. A Comunhão Eucarística é outro mandamento da Santa Igreja Católica que obriga a recebê-la a todo o bom católico, ao menos, uma vez cada ano, o que é muito pouco.
Caríssimos irmãos, não resisto em afirmar que Jesus não instituiu a divina Eucaristia para ficar entre nós somente, de dia e de noite, não! Jesus instituiu a Eucaristia para ser, sobretudo, o alimento da nossa vida espiritual. Ele sabia que precisávamos desse alimento e, por isso, o seu amor por nós levou-o a instituir este sacramento, onde Ele está realmente vivo como no Céu. Ouçamos o que Ele diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... E quem não o come nem o bebe não terá a VIDA!
Ninguém vive neste mundo sem se alimentar; ninguém vive espiritualmente também sem o Pão da Vida, sem o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Meus irmãos e minhas irmãs, ninguém que se preza de ser bom católico deixará de confessar-se e de comungar nesta Quaresma. É um apelo que eu faço a todos os meus queridos amigos leitores da Internet, e é um convite do teu amado Jesus.
Antes de terminar esta conversa, quero dirigir-me, principalmente, a você que diz: “Não mato nem roubo, por isso, não tenho pecados”. Pare um pouco; recolha-se no seu quarto; feche a porta e faça este exame de consciência:
1 – Deixei de rezar de manhã, de tarde e à noite?
2 – Faltei à Santa Missa aos Domingos e festas de preceito?
3 – Frequentei cultos de outras religiões?
4 – Acredito no espiritismo, macumba e outros feitiços?
5 - Pronunciei palavrões, blasfemei, roguei pragas?
6 – Desobedeci a meus pais ou falei mal deles? E de outros meus familiares?
8 – Pratiquei sozinho(a) ou com outros, ações contra o sexto mandamento?
9 – Usei ou uso anticoncepcionais (camisinha) nas relações sexuais?
10 - Deixei de confessar por vergonha algum pecado grave?
11 - Usei alguma vez drogas ou dei a outros para usá-las?
12- Pratiquei ou aconselhei a prática do aborto?- Atenção: quem pratica o aborto ou o aconselha, incorre automaticamente na pena de excomunhão.
13 - Como me comporto na Igreja durante os atos litúrgicos?
Depois de ter feito este exame de consciência, arrependa-se de ter ofendido a Deus e ao seu próximo, e diga: Meu Deus, tenho muita pena de ter pecado, pois mereci ser castigado; ofendi a Vós, meu Pai, meu Salvador. Perdoai-me, Senhor, não quero mais pecar.

Côn. Pe.Domingos G.das Eiras
(pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos