sábado, 30 de janeiro de 2010

Só a Caridade salva

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Jr1, 4-5.17-19)
Quando eu te formei no seio materno, já te conhecia; quando nasceste já eu te havia consagrado. E te designei para seres profeta das nações.

A primeira leitura desta Missa é uma das mais belas descrições da Bíblia. O jovem Jeremias é chamado por Deus para exercer uma difícil missão; mas não deve temer, porque Deus estará com ele; pois Ele o conhece e chamou mesmo antes de ter nascido.

Caríssimos irmãos, o jovem Jeremias sonhava por um futuro grandioso, mas recebe diretamente de Deus um chamado para exercer uma missão difícil. Quantos dos nossos jovens sonham com um futuro brilhante, mas sem saberem que, Deus, muitas vezes lhes reserva uma missão difícil. E eles não podem dizer não à vontade de Deus! Foi assim com São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loiola, São Domingos e muitos outros Santos que figuram como estrelas de primeira grandeza, na Constelação dos Bem-aventurados! Jovem, que lês a Bíblia, e ouves todos os Domingos a Palavra de Deus anunciada pelo Sacerdote, pensa bem e reflete o que ela te diz. Se percebes que Deus te chama para uma missão, mesmo difícil, não digas nunca "não", pois se Ele te chama é porque precisa de ti e estará contigo como esteve com Jeremias.


 

SEGUNDA LEITURA (1 Cor,13,4-13). São Paulo apresenta aos corintianos o hino da caridade que é uma das páginas mais belas do Novo Testamento. Vejamos: "A caridade é paciente, a caridade é amável, não é invejosa: a caridade não é vaidosa, nem soberba, nem inconveniente: não é interesseira, nem irritável, nem rancorosa. Tudo desculpa, tudo acredita, tudo espera, tudo suporta." A caridade nunca desaparece. As profecias desaparecerão, as línguas e a ciência também. A caridade nunca desaparecerá. No presente permanecem estas três: Fé, esperança e caridade. Mas a maior delas todas é a caridade.

Caríssimos irmãos, os corintianos andavam eufóricos com os carismas mais altissonantes. Para baixar esse euforismo exorbitante, São Paulo diz-lhes que a caridade universal (Ágape) é o primeiro carisma que eles devem procurar obter, pois é o único que permanece para a eternidade, enquanto que os outros desaparecem! Este hino é uma das páginas mais belas do Novo testamento que Jesus confirmou eloquentemente com o Evangelho que vamos ouvir agora.


 

TERCEIRA LEITURA (Lc 4,21-30).
Os judeus gostavam muito de aparecer, de serem os primeiros em tudo. Mas quando ouviram o sermão de Jesus na sinagoga de Nazaré sobre a caridade ficaram furiosos. Juntaram-se todos e expulsaram-no da cidade.

Irmãos, nós não somos melhores do que os judeus. Quando nos pisam nos "calos" logo protestamos, gritamos: chega de sofrimento...,chega disto e daquilo! Não aceitamos, não queremos ouvir o que somos ou o que devemos deixar de ser ou fazer. Por outras palavras: não queremos subir o "calvário" dos nossos sofrimentos e limitações ou carregar a cruz dos nossos pecados. Dissemos no Domingo passado e repetimos hoje: Todos os cristãos devem ser profetas, pregadores do bem, da paz, da caridade. Às vezes pagamos caro por isso, mas Jesus deu-nos o exemplo: "Se não carregardes vossa cruz e
não me seguirdes não sois meus discípulos". Caríssimos irmãos, antes de tudo e, sobretudo, sejamos humildes, caridosos. Saibamos perdoar para sermos perdoados; amar para sermos amados.


 

PENSAMENTO: Não ser amado é uma simples desventura; mas a verdadeira desgraça é não amar (A.Camus).

31 de janeiro de 2010


 

Côn.Pe,Domingos G.das Eiras

Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos