domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cuidado com Joio no meio do trigo

V DOMNGO DO TEMPO COMUM - ANO C

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEIURA (Is 6,1-2.3-8) Conta Isaías que um dia estando noTemplo viu o Senhor sentado num trono e muitos serafins de asas estendidas exclamavam uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia de sua glória. Ao clamor dessas vozes Isaías disse: Ai de mim, estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros. Nisto um serafim voou para mim, tocou-me com uma brasa ardente na boca e disse-me: Teu pecado foi tirado e as tuas faltas foram perdodas. Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: Quem hei de enviar? Eu respondi: Aqui estou! Envie-me!

Esta passagem de Isaías, segundo os Santos Padres tem várias interpretações: Primeira é uma referência ao mistério insondável da Santíssma Trindade, isto é, que Deus são Três Pessoas, que nós já conhecemos: Pai, Filho e Espírito Santo. E a segunda é que Deus nos chama a exercer neste mundo uma determinada missão, e para a exercermos com êxito Ele nos dá a sua graça, nos ajuda com seus divinos favores, como veremos na segunda e terceira leitura.

SEGUNDA LEITURA (1Cor 15,3-8.11). São Paulo diz aos coríntios que ele lhes transmite o que ouvira dos Apóstolos e o que o próprio Jesus Cristo lhe transmitiu. Portanto, sua pregação não é dele é dos Apóstolos e do próprio Cristo que lhe apareceu e lhe ordenou que pregasse o que havia falado aos Apóstolos durante a sua estadia entre eles. Resumindo, o que os Apóstolos ouviram do Senhor Jesus e transmitiram ao mundo é justamente o que a Igreja ensina e transmite aos homens do nosso tempo.

TERCEIRA LEITURA (Lc 5,1-11) O Evangelho narra-nos a maior pesca de peixes que os Apóstlos jamais realizaram a pedido do próprio Divino Mestre. Tão radiantes de alegia eles ficaram que trocaram a pesca de peixes pela pesca de homens. Caríssimos irmãos, no episódio de Isaías está a sua vocação de profeta e na pesca extraordinária dos Apóstolos está a sua vocação de Apóstolos. Deus sabe o que faz. Nem sempre chama para o apostolado pessoas inteligentes, sábias, cultas; Deus chama quem quer e de modo como quer. A Nós compete simplesmente obedecer. A semente que é lançada na terra não depende da vontade do semeador. O semedor é apenas um instrumento muito necessário sim, mas quem dá o incremento à semente é sua boa qualidade e o tipo de terra onde ela cai ou é lançada. A Palavra de Deus é a mesma coisa. Ela pode ser pregada seja por quem for, mas quem lhe dá vigor ao fruto é Deus!

Também é verdade que o instrumento quanto mais perfeito, quanto mais apropriado for mais eficaz será na produção do fruto ou obra.

Sabemos também que Jesus não recrutou seus Apóstolos dentre os sábios e cultos do povo judeu, mas de pessoas simples que encontrou entre os pescadores do Mar da Galiléia. Fique claro uma coisa: Deus é quem escolhe e chama os seus Apóstolos, os seus embaixadores, os seus sacerdotes, os seus missionários. O dono da messe é Jesus Cristo. Os trabalhadores da sua seara são os seus seguidores, especialmente aqueles a quem lhes diz: VEM E SEGUE-ME.

O Evangelho nos dá um esplêndido exemplo de vocacionados: Deixaram tudo e seguiram a Jesus! Abandonar tudo significa trocar o material pelo espiritual, o terreno pelo celeste, o lazer pelo trabalho, o egoísmo pelo amor aos irmãos. Fiquemos sabendo que hoje temos pela nossa frente um mundo de almas como ovelhas desgarradas sem pasto e sem pastor. Pastores há e até muitos, mas não foram chamados nem credencidos a pregar a Palavra de Deus, nem semear a boa semente do trigo. O que está acontecendo é que há muito terreno semeado, mas neles só cresce o joio, porque foi lançado por quem não devia e sem autoridade para o fazer.

Alerta! Muito cuidado! Essas assembléias gigantes de ouvintes que escutam a Palavra de Deus de um "Palrador" e de um pseudo-milagreiro, mas que não é pregador nenhum da Palavra de Deus, nem com poder nenhum de endireitar pernas tortas, olhos cegos, ouvidos surdos, nem pobres sem casa nem leira nem beira. Ah!...Se isso fosse verdade, há muito tempo que não havia mais doentes, nem moradores de rua, nem desnutridos,... sem roupa, etc, etc...O mundo há muito tempo seria um PARAISO! Repito: muito cuidado. Muita cautela com esses "palradores" baratos da Palavra de DEUS", que nada dão, mas recebem tudo. É o famoso DÍZIMO traduzido em roubo religioso diplomático!!!..

7 de fevereiro de 2010

Côn. Pe. Domingos G.das Eiras

(Pároco Emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos