domingo, 17 de janeiro de 2010

Deus é Alegria

2º DOMINGO DO TEMO COMUM - ANO C

LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Is 62,1-5) Neste trecho, Isaías refere – se com certeza ao regresso dos exilados da Babilônia a Jerusalém. Deus jamais abandonou o seu povo. Permitiu, é verdade, algumas provas, às vezes muito duras, contudo, Deus nunca abandonou o seu povo. Isaías descreve em termos núpcias o grande apreço que Deus tem pelo seu povo e por Jerusalém.


SEGUNDA LEITURA (1 Cor,12,4-11) São Paulo declara aos coríntios que há diversos dons espirituais, diversos serviços, diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. E Deus os dá não para proveito próprio, mas para o bem comum e edificação da caridade. O mais importante de todos os dons, porém, é o da caridade.

TERCEIRA LEITURA (Jo 2,1-11). O Evangelho deste Domingo é de São João e conta-nos o primeiro milagre ou sinal, que Jesus realizou no início de sua vida pública, para se manifestar como enviado do Pai e salvação dos homens.
São João começa por dizer que se realizou um casamento em Caná da Galiléia e que a Mãe de Jesus estava lá e que Jesus e os seus discípulos também foram convidados para o casamento. Aconteceu, porém, que no auge da festa veio a faltar o vinho, e quem primeiramente notou isto foi a Mãe de Jesus. Antes que se tornasse público, a Mãe de Jesus foi dizê-lo a Jesus que logo resolveu o problema. Mandou encher seis talhas de pedra que ali estavam destinadas aos ritos de purificação dos judeus, e transformou aquela água em delicioso vinho, chegando a causar espanto ao mordomo da festa e a todos os convidados.
Caríssimos irmãos, a grande lição que nos dá o Evangelho é esta: Onde está Jesus está tudo, não falta nada. Ouça estas expressões: "Jesus é alegria" (Paulo VI) – "Deus dá
alegria: é este o seu privilégio" (Dostoeski). "
A glória da caridade é servir...., é adivinhar!"
Um dia ouvi comentar que se não fosse a Mãe de Jesus estar presente nas Bodas de Caná, o milagre da transformação da água em vinho não se teria realizado! Pergunto: Por quê? Porque foi a Mãe de Jesus que alertou seu Filho deste sério problema. Meu irmão e minha irmã: você acredita que se não fosse a Mãe de Jesus o milagre não se teria realizado? Ninguém o sabe. Nada está escrito. Mas eu creio firmemente que Jesus sabe tudo, vê tudo e na hora certa resolve os problemas. Não foi isto que Ele disse à sua Mãe? - Minha hora ainda não chegou!
Contudo, meus irmãos, a intenção de Maria, para que Jesus realizasse o seu primeiro milagre, comprova evidentemente, que Maria é Mãe solícita, e onde ela está só pode haver alegria e paz. Chame-a para o seu aniversário, para o seu casamento; que ela seja sua companheira inseparável como é a mãe para o seu filho e o filho para sua mãe.
17 de janeiro de 2010.
Côn. Pe. Domingos G. das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos