sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DIA MUNDIAL DA PAZ


ANO C - Viva: 2010

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Nm6,22-27)
O Senhor falou a Moisés, dizendo: Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde, e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!

SEGUNDA LEITURA (Gl 4,4-7).
Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho a fim de que todos recebêssemos a filiação adotiva... Assim, já não somos escravos, mas filhos, e, se somos filhos, somos também herdeiros do Reino do Céu.

TERCEIRA LEITURA (Lc 2,16-21).
Naquele tempo os Pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Adoraram-no e voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que viram e ouviram.

Caríssimos irmãos e irmãs antes de mais nada quero desejar a todos que lêem as minhas Homilias, um feliz e próspero Ano Novo. Que tudo quanto vocês desejarem e precisarem seja alcançado e realizado com muito amor e muita paz. São os votos muito sinceros, amigos e fraternos do vosso Côn.Pe. Domingos.

Caríssimos, o primero Dia do Ano Novo, que a Santa Igreja dedica à Festa de Santa Maria Mãe de Deus, celebra-se também por vontade do Papa, o Dia mundial da Paz. A paz é um grande dom de Deus, não apenas a paz política, ou a paz das armas, mas também a paz dos corações, a paz interior, e ainda a paz com os outros, com Deus e com a natureza. Uma das definições mais lindas de Deus é aquela de São Paulo: "Deus da
Paz", O mesmo Apóstolo chama a Jesus a "Nossa Paz" e no Antigo Testamento foi anunciado como "Príncipe da Paz" Maria entre tantos títulos que tem é invocada também como "Raínha da Paz"

Antes de terminar a nossa conversa, não resisto em reproduzir a Oração da Paz do grande Papa da Paz que foi Paulo VI.


ORAÇÃO: Senhor, Deus de Paz, Tu criaste os homens, objeto de Tua benevolência, para serem os familiares da Tua glória; Nós Te bemdizemos e Te damos graças. Tu nos enviaste Jesus, Teu Filho muito amado. Fizeste d'Ele, no mistério da Tua Páscoa, o operário da Tua salvação, a fonte da Tua Paz, elo de toda a fraternidade. Nós Te damos graças pelos desejos, esforços e realizaões que o Teu Espírito de Paz suscita no nosso tempo, para substituir o ódio pelo amor, a desconfiança pela compreensão, a indiferença pela solidariedade. Abre ainda mais os espíritos e os corações às exigências concretas do amor a todos os nossos irmãos, para que sejamos sempre mais artífices da paz. Lembra-Te, Pai de misericórdia, de todos os que penam, sofrem e morrem para que nasça um mundo mais fraterno. Que para os homens, de todas as raças e línguas, venha o Teu Reino de justiça, Paz e amor, que a Terra seja cheia da tua Glória, AMÉM!

1º Dia do Ano 2010.

Côn.Pe.Domingos Gonçalves das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos