sábado, 9 de janeiro de 2010

“Sou também um Filho de Deus”


BATISMO DE JESUS - ANO C


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Is 42,1-4.6-7)
Isaías começa a primeira leitura, dizendo: Assim fala Senhor: Eis o meu servo em quem se compraz a minha alma, pois eu pus nele o meu espírito, ele promoverá o julgamento das nações. Eu o chamei para julgar as nações. Eu o chamei pra ser o centro da aliança do povo e luz das nações. Ele abrirá os olhos aos cegos, tirará da prisão os cativos e livrará do cárcere os que vivem nas trevas.


Caríssimos irmãos, neste texto Isaías refere-se de certo a Ciro, rei da Babilônia, que reconduziu Israel do cativeiro para a sua terra. Mas a figura misteriosa do "servo de Javé" aplica-se plenamente a Jesus Cristo e tem muita afinidade com o Evangelho de hoje, onde Jesus Cristo é também declarado "enlevo da minha alma" no qual repousou o Espírito do Senhor

SEGUNDA LEITURA (At 10,34-38). Naquele tempo Pedro tomou a palavra e disse: Realmente Deus não faz distinção de pessoas. Em qualquer nação que O teme e pratica a justiça é aceito por Ele. Foi essa a mensagem que enviou os filhos de Israel, ao proclamar a Boa Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

Irmãos, São Pedro estava em casa do centurião Cornélio, em Cesaréia marítima, quando pronunciou estas palavras, onde se proclama a universalidade da salvação trazida por Jesus Cristo. O Messias, pois, não veio somente para os judeus, mas para todos os homens, de todas as raças, línguas e nações.

TERCEIRA LEITURA (Lc 15-16.21-22). Diante de tanta gente que vinha ao seu encontro para se batizar, João esclareceu os seus ouvintes acerca de sua missão e de sua pessoa, dizendo: Eu não sou o Messias! Eu batizo-vos com água, mas vai chegar quem é maior do que eu. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo! Após o batismo, Jesus pôs-se a orar. Então, o céu abriu-se, e o Espírito Santo desceu sobre Ele, em forma de pomba, e ouviu-se uma voz que disse: Este é o meu Filho muito amado, ouvi-o!
Caríssimos irmãos, a Epifania do Senhor, foi a primeira grande manifestação da sua divindade. O Batismo, que hoje celebramos, foi a segunda. Nas Bodas de Caná foi a terceira. Por isso, a festa do Batismo do Senhor é a continuação da Epifania de Jesus.
10 de janeiro de 2010.
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos