sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR

2010 - ANO C
Jesus se revela como único Salvador
LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Is 60,1-6). Levanta-te acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
Nesta passagem, cheia de luz, o Profeta Isaías anuncia a restauração de Jerusalém que, iluminada pela luz de Cristo, que resplandesceu no Natal deve ser transportadora de luz a todos os povos.
Esta passagem, caríssimos irmãos, faz lembrar o que hoje o Evangelho nos transmite, como veremos mais adiante.
SEGUNDA LEITURA (Ef 3,2-3,5-6). São Paulo escreve aos efésios que foi por meio duma revelação que lhe foi dado a conhecer o mistério de Cristo, o qual não foi revelado aos homens das gerações passadas, mas somente agora, pelo Espírito Santo aos seus Santos Apóstolos e Profetas, que os pagãos recebem a mesma herança que os judeus, pois pertencem ao mesmo corpo e beneficiam da mesma Promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. São Paulo recorda aos judeus que, a Salvação está aberta a todos os povos e nações e que não há mais lugar para decriminações em nome da fé. Este é o grande mistério de Cristo, antes escondido e agora revelado.
TERCEIRA LEITURA (Mt 2,1-12). Aconselho aos meus caríssimos leitores a ler o Evangelho deste Domingo da Epifania, o qual pretende afirmar a universalidade da Salvação através da narração da vinda dos Magos, os quais representam todos os pagãos, também chamados a adorar o mesmo Senhor.
Irmãos carissimos, o mais importante na narração do Evangelho da Missa deste Domingo da Epifania do Senhor é a Revelação do Senhor aos gentios. Como os Magos, nós devemos buscar o Senhor continuamente, de coração sincero, alegre, guiados pela estrela da fé. Um recado muito importante vos dou: não nos devemos desorientar se por vezes a estrela da fé se obnubila e parece ocultar-se, pois a seu tempo reaparece se continuarmos o buscarmos com humildade.
A fé é partir, aventurar-se, como Abraão, como os Magos, deixando pra trás comodismos, vantagens – "cebolas" do Egito -, conscientes de que sempre há uma luz no caminho, mas que é preciso perseverar. Os primeiros cristãos eram chamados "homens do caminho", ou caminhantes (Veja Atos). São Pedro diz que somos "estrangeiros e peregrinos" neste mundo, e quem peregrina não deve ir carregado. Agora, uma pergunta: Qual é a estrada que nos guia na vida?A fé em Cristo, único Senhor, ou a ambição, o prazer, o poder, o egoísmo, a violência, o sexo?! Se servirmos a estes "deuses" bem depressa cairemos na ilusão! E será mais difícil e escura a nossa caminhada e corremos riscos de não chegarmos à meta.
A Eucaristia é a grande Epifania ou manifestação do Senhor, mas há outras, como por exemplo: a Palavra de Deus, os irmãos necessitados, os acontecimentos, mesmo dolorosos, como o sofrimento, etc. MARIA é também uma grande manifestação de Deus. Agora, preste atenção: Os Magos "viram" o Menino, com Maria, sua Mãe; ajoelharam e adoraram-no! Meu caríssimo irmão e irmã, se na tua peregrinação por esta vida alguma vez vires também algum "menino" ou jovem ou mãe ou pai, megulhados no crime, na droga, na prostituição, no sofrimento, não os abandones, socorre-os... e reza por eles.
03 de janeiro de 2010.
Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
(pároco emérito de Itaboraí)

Um comentário:

Rafaela Graciliano disse...

Pe. Domingos, gostei muito desta homilia on-line. Domingos mesmo eu estava lendo a Liturgia do dia e fiquei maravilhada ao ler a 1ª leitura e o Salmo que já profetizavam como o Senhor Jesus iria nascer, e as visitas que receberiam. A liturgia de domingo estava realmete linda, e sua homilia também.
Deus o abençõe.

Album de fotos