sábado, 26 de dezembro de 2009

A FAMÍLIA DE JESUS


JOSÉ E MARIA (ANO C)

Caríssimos irmãos e irmãs: O Natal é já a Festa da Família por excelência. Mas a Igreja quer celebrar mais concretamente a Festa da Sagrada Famíla, logo a seguir ao Natal, para colocar como modelo eximio de todas as famílias e insistir no seu valor sagrado e importantíssimo no mundo de hoje. Para mim não há na Bíblia melhores páginas de reflexão sobre a Família que essas que hoje a Igreja coloca diante de nós para nossa reflexão. Por se tratar de passagens tão preciosas e urgentes para os nossos dias, eu vou reproduzi-las nesta Homilia da Festa da Sagrada Família. Peço muita atenção aos meus queridos leitores para essas mensagens tão importantes para a Família de hoje. Ninguém duvide: O melhor curso de formação moral e espiritual da Família Cristã está nas três leituras da Missa de hoje. Vamos lê-las e refletir na beleza de seus ensinamentos.

PRIMERA LEITURA (Ecl 3-7.14-17). O autor do Livro do Eclesiástico procura defender o patrimônio religioso, histórico, sapiencial e cultural do judaísmo. Notemos que a leiura apela para o dever de os filhos honrarem os seus pais, contudo, os pais não estão dispensados de velarem pelos seus filhos e sua responsabilidade aumenta na medida que eles vão crescendo. Queridos pais e educadores, os filhos serão o que vocês hoje forem para com eles. Não esqueçais o velho ditado: o bom exemplo arrasta, o mau
afasta... eles e também de vocês. Amor, carinho, respeito, eis as três palavras mestras de um bom Mestre e de um bom Pai.

SEGUNDA LEITURA (Col 3,12-21). São Paulo aos colossenses lembra-lhes a sua condição de batizados e, portanto, de eleitos de Deus, santos e prediletos. A fé em Cristo, morto e ressuscitado é o único caminho que conduz à sabedoria e à liberdade. Despojados do "homem velho" revestidos de Cristo e dos sentimentos de misericórdia, bondade, humildade e paciência, nascemos para novas relações humanas baseadas na fraternidade (cf Col 3,5-15). Queridos pais e filhos recordem-se do que Jesus disse:"Sem mim nada podeis fazer..." quer dizer, Deus deve ser tudo em todos; sem fé e sem Deus nada é bom nem pode ser. "Eu sou o Alfa e o Ômega: princípio e fim! Tentar viver sem Deus ou fugir de Deus é fracasso certo, é perdição certa. Meu irmão, ande e viva sempre com Deus e sua felicidade eterna está garantida.

TERCEIRA LEITURA (Lc 2,41-52). O Evangelho desta grande festividade é uma das grandes e sábias lições que Jesus e seus pais dão às nossas Famílias. Primeiramente Jesus. "Não sabíeis que eu tenho de estar na casa de meu Pai? Jesus veio ao mundo para cumprir uma determinação do Pai celestial: nossa eterna salvação! Por isso, ele deve ocupar-se em primeiro lugar das coisas do Pai celeste, que são também as nossas. Em segundo lugar, os pais de Jesus sentem-se obrigados em cuidar do seu filho, em levá-lo ao Templo, ensiná-lo a rezar, ser obediente, etc. Neste particular, São José e Maria dão aos nossos pais um maravilhoso exemplo: vão com Jesus ao Templo! Educar, não é só dizer: faz isto ou aquilo; diz isto ou aquilo; é dizer e fazer com ele. José e Maria não mandaram Jesus Menino ao Templo sozinho, foram com ele. Um maravilhoso exemplo de educação religiosa. Caríssimos pais, ide à Igreja com os vossos filhos... rezai com eles. Sem o vosso bom exemplo nada de proveitoso podeis dar aos vossos filhos que permaneça.

27 de dezembro de 2009.

Côn.Pe Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Album de fotos