quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É NATAL. NASCEU-NOS UM MENINO.É JESUS


(ANO C)

LEITURAS BÍBLICAS: (Is 9,2-7; Tito 2,11-14; Lc 2,1-14).


O nascimento de Jesus é um fato histórico incontestável, de tal forma que a História passou a contar-se Antes e Depois de Cristo. Preanunciado pelos Profetas no Antigo testamento como o Messias Prometido. Ele veio ao mundo há 2.000 da nossa era. Apesar de muitos dados históricos que possuímos, desconhecemos o dia e o mês em que nasceu Jesus. Nem mesmo o ano nos é concedido saber com exatidão. Mas o dia mês e ano do nascimento do Senhor não é importante. O que importa, realmente, é o fato do seu nascimento, descrito nos Evangelistas.

O que significa Dia de Natal? Para os romanos o Dia de Natal significava o dia e o aniversário do nascimento de uma pessoa, por exemplo, o dia e o nascimento da glorificação do Imperador. Referia-se, também, ao dia do nascimento do Sol invicto no dia 25 de Dezembro.

Os cristãos, porém, chamavam Dia de Natal ao nascimento de Jesus, escolhendo a data de 25 de Dezembro para substituir a festa pagã em honra do sol divinizado.

Hoje, portanto, dia 25 de Dezembro é NATAL. NASCEU-NOS UM MENINO. É JESUS!

O nascimento de uma criança no seio da Família é sempre um grande acontecimento. O Natal de Jesus não é só um acontecimento passado que encheu o mundo de alegria, mas presente e futuro. Jesus nasceu no nosso mundo há 2.000 anos em Belém de Judá, mas continua a nascer no coração dos fiéis pela graça e pelos sacramentos (particularmente pela Eucaristia) e nascerá um dia, para cada um, após a morte, e, para o mundo, após a "Parusia", quando Deus for tudo em todos. Aí acontecerá o NATAL final e definitivo e a ÚLTIMA EPIFANIA da Revelação do Filho de Deus.

O saudoso e Santo Papa João Paulo II definiu o Natal como a festa de todas as crianças do mundo e dos jovens, que em Jesus Cristo jovem se encontram. Mas o Natal não só das crianças e dos jovens, digo eu, é festa também dos idosos, doentes, pobres, de todos que sofrem moral, física e materialmente. Sim, porque não há Natal sem caridade. Digo mais, Natal é dia de festa, embora haja tanta tristeza, tanta violência, tanto desamor.

Você meu irmão e minha irmã celebre o Natal com muita alegria, mesmo estando doente, e creia que JESUS hoje, amanhã e sempre é a alegria dos homens!

25 de dezembro de 2009.

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)


 


 

Nenhum comentário:

Album de fotos