sábado, 12 de dezembro de 2009

Alegrai-vos sempre no Senhor!



3º DOMINGO DO ADVENTO - ANO C

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Sf3,14-18)

Canta de alegria,cidade de Sion; rejubila, povo de Israel! Clama jubilosamente, cidade de Jerusalém!O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos. O Rei de Israel é o Senhor, Ele está no meio de ti, Jamais temerás mal algum.
Caríssimos irmãos, o povo de Israel havia sofrido muito com o desterro e com governantes idólatras que o obrigava a sacrificar aos Baais. Nesse ambiente desolador, surgiu o profeta Sofonias que começou a pregar que Deus nunca abandona o seu povo apesar dos seus pecados. Por isso: grita com entusiasmo: Canta de alegria, cidade de Sion, solta brados de alegria, Israel... Assim começa a primeira leitura da missa deste terceiro Domingo do Advento. E não é para menos. O Senhor é a alegria de seu povo e de todos que o têm por seu Deus e Senhor.
Acusam a Igreja católica de pessimista..., por pregar o sofrimento, a penitência! Por pregar um Cristo crucificado numa cruz! Essa acusação, porém, não tem fundamento algum. Sim. Sem sofrimento não há verdadeiro amor e sem cruz não há glória também! Na Paixão de Cristo e na sua cruz estão a maior expressão do AMOR, com maiúscula, do Amor autêntico e verdadeiro de Deus por cada um de nós. Você não acredita? Então você não tem fé..., ainda não se converteu!

SEGUNDA LEITURA (Fl 4,4-7)

Meus irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor. Eu repito, alegrai-vos! O Senhor está próximo. Não vos preocupeis com coisa alguma. Em tudo recorrei à oração e à súplica, acompanhados de ação de graças. E o Senhor da paz guardará vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Irmãos, São Paulo está preso em Éfeso. Contudo, não deixa de manifestar a sua grande alegria pelo progresso espiritual de sua querida Comunidade de Filipos. A sua alegria estende-se por toda a sua carta, porque o Senhor está próximo. O Advento, caríssimos irmãos, é uma escola de esperança, e, por isso uma escola de alegria. É a alegria que domina todos os textos bíblicos e litúrgicos a ponto deste Domingo ser chamado com a expressão latina da carta aos Filipenses: gaudete..., alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos. Depois deste solene convite que São Paulo nos faz para vivermos sempre alegres, é possível acusar a Igreja Católica de pessimista, só porque prega o sofrimento, a penitência, a mortificação?! Isso é coisa de quem tem olhos, mas não quer ver; de quem tem ouvidos, mas não quer ouvir: Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos. Sim, por que viver tristes, quando Jesus pregou a paz, o amor, a alegria? Vamos ouvir o Evangelho.

TERCEIRA LEITURA (Lc 3,10-18).

A pregação de João Batista era tão inquietante que multidões vinham ter com ele para lhe perguntar: Que devemos fazer? Ele respondia-lhes: Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem. E quem tiver comida faça o mesmo!Aos Publicanos - cobradores de impostos – dizia-lhes: Não cobreis mais do que a Lei permite. Aos soldados, dizia-lhe\: Não useis de violência com ninguém, nem acuseis ninguém injustamente. Contentai-vos com o vosso salário. Àqueles que perguntavam se era o Messias, João respondia: Não! Eu não sou o Messias..., Ele está chegando..., preparai-vos para recebê-lo.
Como podemos observar, João Batista é todo Cristocêntrico, e, por isso, alegra-se também por ver a Boa Nova anunciada aos pobres. Sem dúvida alguma, João Batista é o Profeta da alegria. Antes de nascer foi anunciado que muitos se alegrariam com a sua vinda. Ainda no sei materno pulou de alegria na presença do Senhor trazido por Maria, quando esta foi visitar sua prima Isabel. Irmãos façamos já o presépio de virtudes dentro do nosso coração e procuremos a Prenda que mais agrade ao Menino Jesus, a qual poderá ser aquela que tantas vezes fica esquecida no Natal: O abraço amigo de perdão ao amigo do nosso coração.
13 de dezembro de 2009
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí.

Nenhum comentário:

Album de fotos