quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Já preparou a prenda para Jesus?


4º DOMINGO DO ADVENTO


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Mq 5,1-4).
Assim diz o Senhor: Tu Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá; de ti sairá aquele que dominará em Israel; sua orígem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. Meus irmãos, o Profeta Miquéias escreve para os judeus num contexto histórico, político e social desastroso. Impera a violência, a corrupção dos juizes, a exploração e o roubo! O próprio rei Ezequias é fraco e impotente pra resolver essa situação. É no meio de tantas injustiças e humilhações que se levanta a voz do Profeta Miquéias para dizer: está chegando ao fim toda esta "bagunça" pra dar lugar às promessas feitas por Deus aos nossos antepassados. Escutemos as suas palavas: "De ti, Belém Efratá é que há de nascer aquele que reinará sobre Israel."


SEGUNDA LEITURA (Hb 10,5-10) . Ao entrar no mundo Jesus disse ao Pai: "Não quisestes sacrifícios e oferendas, mas formaste-me um corpo!... Eis-me aqui!... Eu vim,ó Deus, para fazer a tua vontade."


São Paulo proclama nesta carta aos hebreus, a ineficácia do sacerdócio hebraico para atrair graças e bênçãos sobre o povo. Em contra partida, o sacrifício de Jesus é apresentado como sacerdote, altar e cordeiro, o único que pode verdadeiramente santificar. Como participantes do sacerdócio de Cristo, ofereçamos com Jesus as nossas vidas ao Pai, para que o seu Reino cresça cada vez mais rumo à plenitude.


TERCEIRA LEITURA (Lc1,39-45) O Evangelho narra-nos a visita de Maria, grávida de Jesus, a Isabel, grávida também de João Batista. O encontro das duas futuras mães é o símbolo do encontro entre o Novo e o Velho Testamento. Maria representa a Nova Aliança. Isabel é o símbolo da Antiga.


Caríssimos irmãos, no encontro de Maria com sua prima Isabel concretiza-se o encontro de Deus com a Humanidade. Este encontro inicia a era messiânica, que assegura a vitória sobre o pecado e todo o mal! A saudação de Isabel a Maria lembra aquela outra que foi dirigida a Judite, após a vitória sobre os inimigos de Israel (Cf Jdt 13,2-8).


Finalmente, Maria exulta de alegria perante tão grande manifestação de Deus na sua pessoa: "A minha alma enaltece o Senhor e o meu espírito exulta de
alegria!... Em Jesus realizaram-se todas as profecias. Escutemos a sua Palavra! Creiamos nele e esperemos que o que ele prometeu será cumprido: "
Eu sou a Ressurreição e a Vida... Eu sou o Caminho... Eu sou a tua salvação!"


20 de dezembro de 2009.

Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos