domingo, 1 de novembro de 2009

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS



1º DE NOVEMBRO de 2009


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Ap 7,2-4).9-14) Ouvi o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. Depois disso,vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, vestidos com túnicas e de palmas na mão.


Este relato apocalíptico é simbólico: representa a salvação universal à santidade e à condição natural do cristão. Mas o que é ser santo ou como nos podemos fazer santos? Caríssimos irmãos, os santos são de carne e osso como nós; não vieram a estes mundos pré-fabricados! Todos tiveram de lutar, uns mais que outros, luta que em muitos foi até ao martírio. Mas o que é ser santo, ou como nos podemos fazer santos? Tudo se resume em imitar e seguir Jesus Cristo, modelo acabado que cada santo procurou copiar. Cada santo deve poder dizer, a seu modo e conforme os dons recebidos, como S.Paulo: Vivo eu, mas já não sou eu quem vive; é Cristo que vive em mim.


SEGUNDA LEITURA (1 Jo 3,1-3). São João Evangelista vendo o grande amor que Deus tem por nós, exclamou: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. Caríssimos, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. Caríssimos irmãos, estas palavras de S. Paulo são animadoras demais! Vamos repetir o que ele diz: Agora, vivendo ainda aqui na terra já somos filhos de Deus, o que seremos, então, depois, quando o virmos face a face? E S. Paulo responde: Seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é! É muito grande a recompensa de sermos santos. É a maior que Jesus nos podia dar! Vede: agora sofremos, arrastamos o pesado fardo da nossa condição humana, tão breve e passageira, para depois sermos felizes eternamente no Céu.


TERCEIRA LEITURA (Mt 5,1-12). Muitas e lindas coisas falou Jesus aos homens durante sua rápida estadia entre nós. Mas há uma passagem que nos encanta e seduz impressionantemente. Éi-la: Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque hão de ser consolados. Felizes os têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque hão de alcançar misericórdia. Felizes os puros de coração, porque hão de ver a Deu. Felizes os obreiros da paz, porque hão de chamar-se filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição, por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sereis quando, por minha causa, vos maltratarem, vos perseguirem, e, mentindo, vos acusarem de toda a espécie de mal, Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos céus a vossa recompensa!


Meus irmãos, a solenidade de hoje é a maior festa do Céu e da Terra. É também a maior festa de Deus e da Igreja. É a festa da Igreja triunfante, mas também da Igreja militante. É a festa de todos nós, de todos os cristãos. É a festa por excelência da COMUNHÃO DOS SANTOS!..
Inclusive da Igreja padecente,
que celebraremos amanhã – dia dos mortos – Porque Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, disse JESUS! Santo Agostinho, como muito bem sabemos, foi grande pecador; mas ao ter conhecimento de que homens como ele e até piores do que ele, se santificaram, romperam as cadeias do pecado e atingiram altíssimos cumes de virtude e santidade, exclamou: Se estes e estas se santificaram..., romperam grossas cadeias do
pecado, e são hoje os bem-aventurados do céu, por que não eu também?! Irmãos, ser santo não é nada mais, nada menos, que ser bom cristão. Precisamos de santos! Precisamos de bons cristãos. E Santo, bom cristão, deve ser todos os batizados! Eu, você e todos que crêem em Deus e em seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, façamos do Evangelho o mais precioso MANUAL de nossas meditações diárias. E atenção: O caminho reto e mais curto de felicidade, são as BEM-AVENTURANÇAS. O homem das Bem-Aventuranças não é um homem vencido, é um homem vencedor!


Termino: As Bem-Aventuranças são o auto retrato ou a autobiografia de Cristo – o FELIZ - por excelência. Ele nos convida: Aprendei de mim que sou pobre, manso e humilde de coração. Finalmente: as Bem-Aventuranças são também um espelho de MARIA – a FELIZ – porque acreditou. Irmãos, todos vós que tivestes paciência de ler esta reportagem de fé até agora,
tomo a liberdade de vos dar este conselho: escreve todas as Bem-Aventuranças, coloca-as num quadro dourado na cabeceira de tua cama e antes de te deitares olha para ele.
Ergue as tuas mãos e diz: eis aí o caminho nobre da minha felicidade.


PENSAMENTO:
JOVENS, NÃO TENHAIS MEDO DE SER SANTOS ( João Paulo II em Santiago de Compostela – Espanha, em 1989).


Côn.Pe. Domingos G.das Eiras


(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos