domingo, 29 de novembro de 2009

Ele está perto

1º DOMINGO DO ADVENTO - ANO C

LEITURAS BIBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Jr 2,33.14-16) Eis que virão dias, em que hei de cumprir a promessa de bens para a casa de Israel e para a casa de Judá. Nesses dias e nessa ocasião farei nascer de Davi um broto, que fará valer a lei e a justiça na terra. O nome que será dado a Jerusalém é este: O Senhor é a nossa justiça.


Jeremias transmite aqui uma mensagem de esperança àqueles israelitas que regressam do exílio e encontram Jerusalém em ruínas. A tarefa da reconstrução da cidade já começou. É nesta esperança coletiva que será cumprida a promessa de Javé: De Davi farei brotar a lei e a justiça na terra. Então, todos dirão: O Senhor é a nossa justiça. Também hoje muita ruína material, psicológica e espiritual atinge a humanidade. Necessitamos com urgência de um rebento novo de justiça. Ele virá. É Jesus. Preparemo-nos para o receber com entusiasmo e muita alegria.


SEGUNDA LEITURA (1 Ts 3,12-4,2). Irmãos, que o senhor vos conceda aumento e abundancia de caridade... Que Ele dê firmeza aos vossos corações numa santidade sem defeito diante de Deus., nosso Pai, por ocasião da vinda do Senhor.


Caríssimos irmãos, São Paulo alegra-se com o progresso de vida exemplar dos tessalonicenses. Contudo, exorta-os a perseverar e crescer cada vez mais na santidade e no amor mútuo. A vida cristã é uma ascese constante até nos identificarmos com Cristo, nosso único modelo de perfeição.


TERCEIRA LEITURA (Lc 21,25-28).
Naquele tempo haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações ficarão apavoradas com o barulho do mar e das ondas. Os homens morrerão de pavor. Então, verão o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado, para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguês e das preocupações da vida. E que esse dia não caia de repente sobre vós. Velai, pois, e orai a todo o momento, para terdes a força de fugir a tudo o que vai acontecer e de comparecer diante do Filho do Homem.



Caríssimos irmãos, no começo deste novo ano litúrgico, São Lucas, assim como São Marcos, no término do ano que passou, insiste também na "segunda vinda" do Senhor Jesus. Na verdade, é a "futura" vida de Jesus que esclarece e explica e dá sentido à história humana e à nossa vida batismal. Cristo já veio na humildade de Belém e na doação da cruz, mas retornará para nos julgar e nos dar em definitivo o destino eterno. Quando virá? Ninguém sabe! Mas o próprio Jesus nos adverte: Andai preparados... velai e orai!


Irmãos, devemos ser como sentinelas que constantemente estão de prontidão para o que der e vier. Os cataclismos cósmicos, onde milhares de irmãos vão ao encontro do Senhor, parece ser "sinais..." Andemos preparados... Há muita gente por aí,dizendo: Vamos aproveitar a vida enquanto é tempo...,porque depois?! Eu também digo: E depois?! É que são elas!


29 de novembro de 2009


Côn.Pe. Domingos G.das Eiras


(Pároco emérito de Itaborai)

Nenhum comentário:

Album de fotos