sábado, 14 de novembro de 2009

Diga Basta à Vida Cristã medíocre

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA: (Dn 12,1-3) Nos últimos tempos surgirá Miguel, o grande chefe dos Anjos. Será um tempo de angústia como nunca houve até, então, desde que existem as nações. Nesse tempo, a salvação virá para todos que estiverem inscritos no livro de Deus. Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a condenação eterna.Os sábios brilharão como o firmamento e aqueles que tiverem ensinado a muitos os caminhos da virtude brilharão como estrelas por toda a eternidade.

Caríssimos irmãos,
o Livro de Daniel pertence ao conjunto dos livros apocalípticos - palavra grega - que significa "revelação",
um gênero literário muito usado no tempo de Jesus,
sobretudo,
em épocas de grandes calamidades. É sabido que Antíoco IV fez tudo para acabar com a religião judaica e impôs a helenização do país, isto é,
a idolatria. Perseguia e matava quem não aceitasse as suas reformas. Neste tempo de enormes calamidades, Daniel pretende animar este povo sofrido e consolá-lo,
pelos que foram mortos pela fé, com a esperança da ressurreição dos mortos e da vida eterna.

Os tempos que hoje vivemos também não são fáceis. Contudo, isso não pode servir para adiantar datas quanto ao fim do mundo. Prestemos atenção às palavras do Evangelho: "Quanto do dia e a hora, ninguém sabe, nem os Anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai".

Entretanto, é bom andar vigilantes e estar preparados, porque o próprio Jesus adverte: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar".

SEGUNDA LEITURA
(Hb 10,11-14.18).
São Paulo nesta carta aos judeus reafirma o poder purificador do sacerdócio de Cristo. O sacerdócio judaico não perdoava os pecados. O sacerdócio de Cristo Ressuscitado, como Filho único do Pai, tem poder em si de destruir o pecado e de recriar para cada um de nós uma vida nova, que é a participação na ressurreição de Jesus Cristo, que fez de nós filhos do Pai do Céu.

TERCEIRA LEITURA
(Mc 13,24-32).
Jesus ao falar da sua vinda gloriosa, disse aos discípulos: Nos últimos dias, depois da grande tribulação, o sol vai escurecer, e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu, e as forças do céu serão abaladas. Então verão o filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. Ele enviará os Anjos aos quatro cantos da terra e reunirá todos os eleitos de Deus. Em verdade vos digo: o Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Quanto ao dia e a hora desse cataclismo universal ninguém sabe, nem os Anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.

Caríssimos irmãos, o presente Evangelho é do penúltimo Domingo do Ano Litúrgico,
denominado Ano B. E por ser o penúltimo, pois o próximo será o Domingo de Cristo Rei,
a Igreja coloca para nossa meditação o Evangelho do fim dos tempos e a vinda gloriosa do Filho do Homem para julgar todos os homens. Quem nos apresenta esse relato é o Evangelista São Marcos. Com efeito, O Evangelho embora se refira diretamente à queda de Jerusalém, o evangelista mistura as duas realidades: o fim do mundo e a destruição do templo, que para os judeus era símbolo do fim do mundo.

Aproveitando esta oportunidade do fim do Ano Litúrgico e o relato do fim do mundo, vou fazer com todos vocês um pequeno exame de consciência, sobre as realidades de que um dia tudo vai acabar. Ninguém se iluda: tudo que teve princípio há de ter fim. São Pedro diz: Somos peregrinos e estrangeiros nesta terra. Não temos aqui cidade permanente (1 Pd 2,11),mas buscamos a cidade futura,diz também São Paulo(Hb13,14), etc... Quanto ao modo e ao processo como se dará o nosso fim é um mistério, bem como quanto ao tempo. Reparemos o que diz Jesus a este respeito; Quanto ao dia e à hora, ninguém os conhece, nem os Anjos, nem o Filho, só o Pai". Vamos fazer, agora, o nosso exame de consciência:

1 – Penso no fim, na morte, no juízo,
na salvação?

2 – Com essa luz relativizo tudo e vivo mais seriamente a vida cristã?

3 – Vivo cada dia como definitivo, como último? Ou vivo esquecido pensando unicamente como amanhã será o meu dia?

4 – Tudo quanto fiz até este momento, como cristão e católico que sou, tudo foi positivo ou mais ou menos?

5 - Jesus é Vida. Alimento-me frequentemente do pão da Vida – JESUS EUCARISTIA? Meu prezado irmão e irmã, é hora de dizer um basta à vida cristã medíocre e um SIM à graça santificante... à tua salvação. Valeu?! Deus te abençoe e te guarde.

15 de novembro de 2009

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos