domingo, 8 de novembro de 2009

A Pobreza se transforma em Riqueza

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS:

PRIMEIRA LEITURA (1Rs 17,10-16). Perseguido pelo ímpio rei Acaz, Elias fugiu para a cidade de Sarepta. Em lá chegando viu uma viúva apanhando lenha. Elias chamou-a e disse: Por favor, traze-me um pouco de água para eu beber e um pedaço de pão para eu comer. Ela escusou-se, dizendo: Só tenho um punhado de farinha e um pouco de azeite. Estou apanhando um pouco de lenha para cozinhar esse resto de farinha e depois esperar a morte. Elias replicou: Não te preocupes. Eis o que o Senhor te manda dizer: A farinha não acabará e o azeite também não faltará, até ao dia em que o Senhor enviará chuva para toda a terra.

Caríssimos irmãos, o povo de Israel sofria uma grande seca. Elias denuncia que essa seca é castigo da idolatria que o rei Acaz deixou entrar no país. Por causa disso o rei queria matá-lo. Mas Elias foge para a cidade de Sarepta e encontrou uma pobre viúva que o socorreu. A mensagem desta leitura vem salientar, com o gesto da viúva, a preferência de Deus pelos pobres. E vem realçar ainda que Deus abençoa a partilha dos bens. A nossa principal tentação é de acumular. Mas a Palavra de Deus nos prega que os bens deste mundo são de toda a humanidade. A generosidade cria riqueza. O egoísmo provoca fome e miséria. O nosso bondoso Pai do Céu nos convida a partilhar do que somos e temos num mundo onde a riqueza se acumula na mão de uns poucos, enquanto que a maioria vive na miséria e passa fome.

SEGUNDA LEITURA (Hb 9,24-28). São Paulo nesta leitura explicita a essência do sacerdócio de Jesus sobre o sacerdócio judaico. Os sacerdotes da Antiga Lei, todos os anos iam ao Templo de Jerusalém oferecer a Deus o sangue derramado dos animais, para expiação dos pecados do povo. Era um sacerdócio somente cultural sem nenhum poder sobrenatural. Não extirpava a raiz do pecado. Pelo contrário, o sacerdócio de Jesus é radicalmente eficaz, pois Jesus se imolou de uma vez por todas, para salvação da humanidade inteira. E, agora, junto do Pai intercede por nós.

TERCEIRA LEITURA (Mc 12,38-42). Certa feita, Jesus, foi ao Templo e sentou-se em frente do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas esmolas no cofre. E muitos ricos depositavam grandes quantias. Então, chegou uma viúva pobre que depositou na caixa duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava mas ela, apesar de sua pobreza, ofereceu tudo que possuía para viver.

Caríssimos irmãos, a mensagem deste - 32º Domingo do tempo Comum – ano B –, coloca em destaque o papel importantíssimo da partilha generosa do pouco que se tem e que é recompensado. As propagandistas deste evento são duas pobres viúvas, que a Bíblia não revela os seus nomes. A viúva de Sarepta reparte com Elias o pouco que tem e é recompensada pela abundancia do que lhe faltava. A viúva do Evangelho é elogiada pelo próprio Cristo! "Esta viúva pobre botou na caixa das esmolas mais do que todos os outros!"...

Aqui, meus caros irmãos estão em evidência a coragem de quem dá tudo, de quem se dá, de quem dá não apenas o que tem, mas o que é! Irmãos, Jesus tolerava muitas coisas, mas uma Ele não tolerava nem suportava de jeito nenhum: A vaidade, a ambição, o orgulho! Por isso, apostrofou com veemência aos grandes de Israel: Ai de vós escribas e fariseus hipócritas!... Gostais de passear com largas vestes... Buscais os primeiros lugares nas sinagogas e banquetes!...Consumis os bens das viúvas e fingis rezar! Mas esqueceis o mandamento de Deus, que impede maltratar o órfão e a viúva (Ex 22,21).

Caríssimos, aprendamos com estas duas viúvas, que é o expoente máximo de dar não apenas o que sobra, mas o que o coração exigir. É preciso dar com dor, dizia a Madre Teresa de Calcutá,e que não saiba a mão esquerda o que faz a direita. A busca do louvor, a vaidade estraga toda a dádiva!

PENSAMENTO: Não se enriquece com o que se recebe, mas com o que dá (J.Flory).

08 de novembro de 2009

Côn.Pe. Domingos G.das Eiras

Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos