terça-feira, 29 de setembro de 2009

Só Tu, Senhor, tens palavras de Vida eterna

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Nm 11,25-28).
O Senhor desceu numa nuvem e falou a Moisés: Tirou um pouco do espírito que Moisés possuía e deu aos setenta anciãos. Assim que o espírito repousou sobre os setenta anciãos começaram a profetizar. Começaram também a profetizar no acampamento dois homens dos setenta anciãos – Eldad e Medad. Josué, ajudante de Moisés, foi dizer-lhe que os impedisse de profetizar. Moisés, respondeu-lhe: "Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito.
Esta leitura ensina-nos que o Espírito de Deus não se deixa encaixotar dentro de nenhum recipiente. É livre como o vento e sopra onde quer. Onde houver o bem, o amor e a paz, aí está o espírito de Deus que nos faz criar uma Igreja mais comunitária, mais laical, menos clerical e mais aberta ao diálogo ecumênico.
SEGUNDA LEITURA (Tg 5,1-6). Ricos: prestai atenção: Chorai em altos brados, por causa das desgraças que vão cair obre vós. As vossas riquezas estão apodrecidas. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados. Acumulastes tesouros, privastes do salário os trabalhadores que ceifaram as vossas terras. Vós vivestes luxuosamente na terra, preparando vossos corações para o dia da matança!.
Caríssimos irmãos, São Tiago é terrível! Não tem "papas na língua". Nesta passagem ele condena radicalmente os ricos. Mas, atenção: Para o Apóstolo o mal não é a riqueza acumulada em si, mas sim o fato de não ser partilhada com os irmãos, mas trancada nos celeiros para "engorda" dos próprios caprichos de quem a possui.
Irmãos, a grande injustiça social dos nossos dias é roubar o salário do trabalhador; por outras palavras: é matá-lo, porque o pobre não pode resistir ao poder do rico, que tem do seu lado o apoio dos poderosos. É sobre estes ladrões do pobre que recai a ameaça de Jesus: "Quem não renuncia a tudo que possui e não o dá ao pobre, não é nem pode ser meu discípulo (Lc 14,33). Meu irmão pense seriamente nestas palavras fulminantes de Jesus!...
TERCEIRA LEITURA (Mc 9,38-43.45.47-48).
O Evangelho traz-nos uma passagem muito parecida com a da primeira leitura. Começa por nos descrever um episódio, onde um exorcista anônimo, servindo-se do nome de Jesus, começa a fazer milagres, irritando os discípulos. Jesus, em vez de o repreender, diz: Quem não é contra nós é por nós. Dissemos acima que, o Espírito sopra onde quer e como quer. Pois bem, a prática do bem não é exclusiva de mim ou de ti, meu irmão, que somos discípulos de Jesus, mas de todo o que crê e ama seu irmão. A seguir, Jesus chama-nos à hospitalidade: Quem vos der um copo de água, por serdes de Cristo... "Não perderá a sua recompensa"! Finalmente, Jesus chama a atenção para os escandalosos, principalmente, das crianças. E termina a sua mensagem dando-nos este conselho, muito sério: Se a tua mão, o teu pé, ou os teus olhos são ocasião de escândalo, arranca-os, pois, é melhor entrar no céu sem esses membros, do que arder com eles no inferno eternamente!...
PENSAMENTO: Eis que vêm dias não de fome de pão, MAS da PALAVRA DE DEUS (Am 8,11-12).
27 de setembro de 2009
Pe.Côn. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos