domingo, 6 de setembro de 2009

Há surdos que ouvem e mudos que falam

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Is 35,4-7). Isaías diz às pessoas deprimidas: Tende coragem. Não temais! Aí está o vosso Deus. Ele vem para nos recompensar e para nos salvar. Então, se abrirão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos. O coxo pulará como o cervo e se desatará a língua dos mudos.


Os israelitas estavam ainda no exílio. Por isso, Isaías, anuncia-lhes a libertação através de sinais concretos, que depois o Messias realizará, como por exemplo: Então, os olhos dos cegos se abrirão e os ouvidos dos surdos ouvirão. E o coxo pulará como o cabrito.


SEGUNDA LEITURA (Tg 2,1-5). Irmãos, a fé que tendes em Nosso Senhor Jesus Cristo não deve admitir acepção de pessoas. Em seguida, São Tiago, coloca um exemplo muito interessante de acepção de pessoas. Aos ricos e às pessoas bem vestidos se dão os melhores lugares. Aos pobres, maltrapilhos, se dão os últimos lugares ou se sentam no chão! Em seguida, o Apóstolo diz: Se procedeis assim estais fazendo discriminação de pessoas. Estais vós tornando juízes em causa própria com critérios injustos e perversos. E São Tiago termina a sua carta, dizendo: Queridos irmãos, não sejais injustos: Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino dos Céus.


TERCEIRA LEITURA (Mc 7,31-37). Jesus vinha de Tiro e Sidon para o mar da Galiléia. A certa altura da viagem, apresentaram-lhe um surdo e mudo para que o curasse. Jesus pegou-lhe pela mão e afastou-se da multidão. Em seguida, colocou os dedos nos ouvidos, tocou-lhe a língua com sua própria saliva e disse: Efatá: que quer dizer: Abre-te! Imediatamente, o homem, começou ouvir e falar corretamente.


Caríssimos irmãos: Certamente que o Evangelista São Marcos conhecia a passagem de Isaías da primeira leitura. Isto prova que Jesus veio para se cumprir o que Deus falou pelos Profetas e dar cumprimento aos fatos por eles anunciados ao povo de Israel. Mais: O Antigo e o Novo Testamento são Palavra de Deus. O Antigo Testamento prenuncia o Novo e o Novo Testamento realiza o Antigo. Estamos no mês da Bíblia. Com este mês a Igreja pretende recomendar a todos os seus fiéis maior conhecimento e amor à Palavra de Deus. Tornar Jesus mais conhecido e amado por todos que nEle crêem. Aproveito esta oportunidade para vos aconselhar a participar de algum curso ou encontro com a Bíblia, ela é a Palavra de Deus. Ela é Vida! Escute o que Jesus disse: Aquele que ouve e pratica a minha palavra, tem a vida eterna.


06 de setembro de 2009


Côn.Pe. Domingos G.das Eiras


Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos