domingo, 20 de setembro de 2009

A felicidade é dos pequeninos



25º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B


LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Sb 2,12.17-20).
Disseram os ímpios: armemos ciladas ao justo porque ele nos incomoda: opõe-se às nossas obras. Vamos experimentá-lo com ofensas e torturas para conhecermos a sua mansidão e paciência. Condenêmo-lo à morte vergonhosa, pois ele diz que virá alguém socorrê-lo.
Caríssimos irmãos: esta leitura dá-nos o ambiente que se vivi na rica e luxuosa cidade de Alexandria, onde viviam grandes ricos pagãos, que ridicularizavam e perseguiam os israelitas que ali viviam fiéis à sua fé. Os pagãos não suportavam os judeus, pois suas vidas eram para eles uma constante repreensão, ao ponto de os quererem eliminar. Isto acontece normalmente com quem corrige o delinquente: o pai ao filho, o professor ao aluno, o policial ao bandido e por aí afora. O Evangelho que não incomoda, não anuncia a Mensagem de Jesus. Fiquemos certos: somente o que é bom é perseguido. O mau e ruim ele próprio se persegue a si mesmo.


SEGUNDA LEITURA (Tg 3,16.4-3).
Caríssimos irmãos: Onde há inveja e rivalidade, aí estão às desordens e toda a espécie de obras más... O fruto da justiça é semeado na paz para aquele que promove a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?... Finalmente, não tende nada porque não pedis. Ou melhor, pedis, mas não recebeis, porque pedis mal! Pois só quereis satisfazer as vossas paixões.
Meus queridos irmãos, São Tiago é o tipo de pregador que precisamos nos nossos dias. Tenho certeza de que se ele cá visse ao nosso mundo e andasse perambulando por nossas paróquias e comunidades, vilas e cidades; clubes e campos de futebol ficaria estarrecido pelo que veria e ouviria! Caríssimos irmãos hoje não se falam mais em Deus, em virtude, em pecado, em arrependimento, em vício, pelo contrário, fala-se muito, muito em prazer!... comer e beber, mulheres (desfiles e mais desfiles de mulheres bonitas),em milhões e bilhões, etc, etc... A crise financeira mundial está aí: uns dizem que está passando – o Brasil é o primeiro a dizer que no país já está superada! Eu pergunto: E as enchentes, no sul e norte do País, os sem casa, os sem saúde a insegurança, os sem trabalho, os minguados salários para matar a fome a tantos infelizes? Isso não é crise? Então crise que é? Péssima administração!? Quem quiser diga o que quiser. Na minha humilde opinião o que falta no mundo e no Brasil é mais humildade da parte de quem manda e de quem obedece e rezar com muita fé: Pai Nosso, que estais no céu... Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu.


TERCEIRA LEITURA (Mc 9,29-36). O Evangelho fala-nos pela segunda vez da próxima Paixão e Morte de Jesus. Os discípulos não suportam essa linguagem do Mestre. Por isso na travessia da Galiléia para Cafarnaum, vão discutindo qual deles seria o maior. Quando chegaram a Cafarnaum, Jesus chama os discípulos e pergunta-lhes: Que é que vocês discutiam pelo caminho. Eles calaram-se. Então, Jesus disse-lhes: Quem quiser ser o primeiro há de ser o último de todos. E pegando ao uma criança, exclamou: O que for como esta criança é o maior! Caríssimos irmãos acho que lição de fé e de humildade não existe no Evangelho maior do que esta. O céu, a Vida eterna, a felicidade é dos pequeninos, dos humildes, daqueles que fazem a vontade de Deus assim na terra como no céu.


PENSAMENTO: A humildade é o fundamento de todas as virtudes (Sto Agostinho).
20 de setembro de 2009
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos