quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O que mancha o homem?


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Dt 4,1-2.6-8)
Moisés falou ao povo, dizendo: Israel escuta as leis e os preceitos que hoje vos proponho: praticai-os para entrardes na terra prometida dos vossos pais. Não acrescenteis nem tireis nada de quanto o Senhor vos ordenou.
Caríssimos irmãos, os israelitas peregrinavam ainda pelo deserto rumo à terra prometida. A caminhada era dolorosa, desanimadora, Mas, Moisés animava-os a prosseguirem na caminhada, praticando os preceitos do Senhor. O que os israelitas sofriam, sofremos nós também, sobretudo, o desânimo por não vermos melhorar a nossa situação de vida.. Mas o Senhor nos adverte: coragem, não desanimeis; a caminhada é longa e dolorosa, mas quem perseverar até ao fim entrará na terra prometida..., será salvo! Irmãos, quem torna nossa caminhada por este mundo difícil, são as estradas esburacadas, cheias de precipícios, que nos dificultam a caminhada. Por outras palavras, são: o egoísmo, a ganância, a perda ou diminuição da fé, sobretudo, a falta do amor ao próximo e a Deus. O que fazia desanimar o povo de Israel pelo deserto, rumo à terra prometida, era justamente o desânimo e a falta de confiança no seu Deus, que jamais o abandonou, apesar de suas múltiplas infidelidades. Pensemos nas palavras de Moisés, dirigidas ao povo desanimado: Qual é a grande nação cujos
deuses lhes são tão próximos, como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocam? A nossa falta de fé e de confiança em Deus, nosso Pai, são com certeza, a causa de nossa frouxidão na luta contra o desânimo!


SEGUNDA LEITURA (Tg 1,17-18.21-22,27).
Irmãos amados: Tudo que é bom, e todo o dom precioso vêm do alto, descende do Pai das luzes. Recebei, pois, com humildade a Palavra que vos foi implantada, pois ela é capaz de salvar as vossas almas. Sedes praticantes da Palavra e não meros ouvintes. A religião pura e sem mancha é cuidar dos pobres e não se deixar
contaminar com as coisas deste mundo. Caríssimos irmãos, estas palavras do primo de Jesus e Bispo de Jerusalém, foram dirigidas a todos os judeus, que vivem fora da Palestina, mas através deles são dirigidas também a todos nós. Sem executar esta tarefa será inútil, por outras vias, tentar entrar na Terra Prometida do Reino dos Céus. A palavra de Deus é vida e sem vida..., ninguém vive ninguém se salva. Irmãos muito amados, hoje, como sempre, há urgência em ouvir e praticar a Palavra de Deus. O mês de setembro está aí. É o mês da Bíblia.
É o mês de vocês e eu pegarmos na Bíblia e lê-la, meditá-la e pôr em prática o que Jesus falou e pregou: Quem escuta a minha Palavra e a põe em prática é que me ama, é que se salva.


TERCEIRA LEITURA (Mc 7,1-8.14-15,21-23). Os fariseus e mestres da Lei eram os maiores espiões da Vida de Jesus. Onde quer que Jesus estivesse aí se achavam eles, para o observar e criticar. Diz São Marcos, que certa feita, os fariseus observaram que alguns dos discípulos de Jesus comiam o pão sem lavar as mãos. Foram, então, perguntar a Jesus: por que os teus discípulos comem o pão sem antes lavar as mãos? Jesus chamou todo o povo para junto de si, e disse a todo o mundo: Prestai todos muita atenção para o que eu vou dizer: O que torna impuro o homem não é o que entra nele, mas o que sai de dentro dele: imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, fraudes, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.



30 de agosto de 2009- Côn.Pe.Domingos G.das Eiras (Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos