sábado, 22 de agosto de 2009

Acautelai-vos dos falsos profetas


21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Js 24,1-2.16-18)
Josué reuniu todas as tribos em Siquém e disse a todo o povo: Se não vos agrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir... Eu e a minha família serviremos o Senhor. Mas o povo respondeu: De modo nenhum abandonaremos o Senhor, para servir outros deuses, porque só Ele é o nosso Deus

Caríssimos irmãos, Josué era o sucessor de Moisés e foi ele quem fez entrar o povo de Israel na Terra Prometida de Canaã. Agora, estava chegando ao fim dos seus dias e como havia descontentes entre o povo, Josué convocou as 12 tribos e recordou-lhes o que o Senhor fez por eles, e convidou-os a professar a sua fé unicamente no Senhor que os havia tirado do Egito.
Quantas vezes, irmãos, nós sentimos a mesma tentação dos israelitas, sobretudo quando a situação financeira não dança a nosso favor. Hoje, o mundo atravessa uma situação financeira que faz arrepiar as "barbas do bode" Uns têm muito dinheiro e outros não têm nenhum! Há dias os veículos de comunicação revelaram a fabulosa riqueza da Igreja Universal do Reino de Deus ou como também é chamada – Igreja da Prosperidade! Fica no ar a pergunta: A IGREJA, com maiúscula, é a Casa de Deus, é a Casa da Oração, é a Casa do perdão, é a Casa da Salvação, ou é a Casa da Prosperidade, da riqueza, do luxo, do bem estar material!? São muito sérias as palavras de Josué: Vós quereis servir o Deus de vossos pais, que vos tirou da escravidão do Egito, ou quereis voltar para lá, só porque tínheis comida farta!? Por outras palavras: quereis servir a Deus ou ao dinheiro?
O que faltava ao povo de Israel, falta hoje a todo povo: Não é dinheiro, não é pão, etc.. é fé, muita fé, muito amor ao nosso Bom Deus, e ao nosso irmão carente. A Igreja está aí para ajudar o homem a salvar-se, a ser feliz na terra e depois no céu, por toda a eternidade. Jesus veio a terra não para fazer o homem rico, das coisas deste mundo, mas para fazê-lo rico das coisas do céu. Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a
sua alma!!!. Mais: Jesus não veio a este mundo para pregar riqueza, prosperidade... Jesus veio a este mundo pregar penitência,
arrependimento dos pecados, perdão, amor, paz! A Igreja Universal não prega o Evangelho, não prega o Cristo crucificado, talvez pregue um Cristo milagreiro, um Cristo rico, um Cristo milionário. Se Cristo tivesse vindo ao mundo para pregar a riqueza, a "prosperidade" por que nasceu numa toca de animais? Por que disse não ter nem sequer uma pedra para reclinar a cabeça? Por que disse: Deixe tudo quem quiser seguir-me?!
Irmãos, não há Igreja nem sociedade religiosa verdadeiras, que não preguem Cristo pobre, Cristo morto, Cristo ressuscitado.
SEGUNDA LEITURA (Ef 5,21-32)
Irmãos, sede submissos uns aos outros. Mulheres sede submissas aos vossos maridos como ao Senhor. Maridos: amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja. Assim é que o marido deve amar sua mulher. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo.


Caríssimos irmãos, São Paulo exorta os cristãos convertidos do paganismo a viverem no mútuo amor e na submissão uns aos outros a exemplo de Cristo. Como Cristo não pode ser infiel à sua Igreja por quem deu a vida, nem a Igreja a Cristo, assim o casal deve viver em unidade, simbolizando e realizando sacramentalmente o amor que Cristo tem à sua Igreja. É grande este mistério, exclama São Paulo, mas é o único caminho dos lares cristãos viverem a mística do seu amor e daí decorre a felicidade dos verdadeiros e autênticos casais da Igreja doméstica.
TERCEIRA LEITURA (Jo 6,61-70)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: A minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.
Muitos discípulos – não os Apóstolos – exclamaram: Estas palavras são duras de mais, quem as pode escutar? Muitos dos discípulos se afastaram e não andavam mais com Ele. Então, Jesus, disse aos doze: Também vós quereis ir embora? Simão Pedro falou em nome de todos: A quem iremos
Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós sabemos que tu és o Santo de Deus! Caríssimos irmãos, houve e haverá sempre crentes e descrentes. Isto aconteceu no tempo de Jesus e acontecerá até ao fim dos tempos. O importante é a fé; a fé firme e inabalável na Palavra de Deus. O mundo, o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão,disse Jesus!.
Irmão, cristão católico: crê e ama. Crê somente em Jesus e ama somente a Jesus e proclama a todo o mundo: A QUEM IREMOS SENHOR? TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA
21 de Agosto de 2009
Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos