sábado, 15 de agosto de 2009

ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU EM CORPO E ALMA



20º DOMINGO DO TEMPO COMUM


"Tu és a glória de Israel, Tu és a honra do nosso povo


LEITURAS BÍBLICAS


PRIMEIRA LEITURA (Ap. 11,19; 12: 1, 3-6, 10). Apareceu no céu um sinal grandioso: uma mulher vestida de Sol, e a Lua debaixo dos pés; Na cabeça uma coroa de doze estrelas. Apareceu também no céu outro sinal: um enorme dragão que pretendia devorar o filho da mulher grávida, logo que ele nascesse.


Todos os Santos Padres interpretam esta passagem do Apocalipse como referência a Maria Santíssima, a qual tendo concebido e dado à luz o Salvador do mundo, por obra e graça do Espírito Santo, esmagaria definitivamente a cabeça do dragão satanás e daria lugar a um mundo novo de paz e de salvação.


SEGUNDA LEITURA (1 Cor 15, 20-26). São Paulo escreve aos coríntios dizendo que Cristo ressuscitou dos mortos. Uma vez que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição de entre os mortos.


Maria trouxe-nos a vida – Jesus Cristo – Jesus Cristo trouxe-nos o poder da aniquilação da morte. Pois, Ele, disse: "Eu sou a ressurreição e a Vida." É dogma definido por Pio XII no dia 15 de agosto de 1950, que Maria foi a primeira beneficiada do poder de Jesus sobre a morte. Maria não morreu. Maria desapareceu deste mundo quando bem quis. Prova iniludível de quem tinha poder da morte era satanás, mas Jesus venceu a morte e Maria Santíssima foi a primeira dos mortais a usar do poder da vida pela força da ressurreição de seu divino filho, nosso Senhor Jesus Cristo.


Hoje, pois, celebramos a vida. A Vida em plenitude na Pessoa Santíssima da Virgem Maria, que não experimentou a corrupção do sepulcro, mas subiu ao céu em corpo e alma. A Assunção de Maria Santíssima é a maior glória da nossa fé e assim como ela haveremos de triunfar do poder da morte e cantar com ela no céu a aleluia de vida sem fim.


TERCEIRA LEITURA (Lc 1, 39,56) Repleta de alegria, Maria apressadamente foi a casa de Zacarias e saudou Isabel. Assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou de alegria no seu ventre e exclamou: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. Irmãos, Maria é bendita entre todas as mulheres, porque ela concebeu por obra e graça do Espírito Santo. Isabel também pode ser chamada de bendita, porque ela era estéril e de avançada idade e, no entanto, também concebeu! A diferença, porém, entre Maria e Isabel é enorme e sem precedentes na história, porque nem antes nem depois dela, fora escolhida, desde toda a eternidade, para se a Mãe de Jesus! Ó Maria, ó Mãe de Deus, bendita entre todas as mulheres, bendito o fruto do teu ventre, roga por nós agora, e na hora de nossa morte. AMÉM!


15 de agosto de 2009


Côn. Pe. Domingos Gonçalves das Eiras

(Pároco Emérito de Itaboraí)



Nenhum comentário:

Album de fotos