domingo, 9 de agosto de 2009

Jesus é o Pão da Vida


19º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B
LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (1 Rs 19,4-8)


O Profeta Elias foi muito perseguido por ter lutado contra a idolatria e o paganismo. Por causa disso teve de fugir. Entrou no deserto e caminhou um dia inteiro. Depois sentou-se debaixo duma árvore e pediu a morte, dizendo: Agora, basta, Senhor! Tira-me a vida. Em seguida deitou-se no chão e adormeceu. De repente um Anjo tocou-o e disse-lhe: Levanta-te e come! Ele abriu os olhos e viu à sua cabeceira um pão cozido e uma bilha de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Mas o Anjo do Senhor veio pela segunda vez e disse-lhe: Levanta-te e come! Ainda tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e continuou a viagem até ao Monte Horeb.
Caríssimos irmãos, a história de Elias é um pouco a nossa história. Às vezes sentimos vontade de levantar o mundo de pernas pro ar!... Outras sentimo-nos tão fracos e desanimados que dizemos como Elias: Basta, Senhor! Chega de sofrer. Não aguento mais! E pegam numa corda atam-na ao pescoço e enforcam-se! Outros pegam num revolver, encostam o cano à cabeça e matam-se!
A história de muitas pessoas, hoje, infelizmente acaba nessa tragédia. Vamos ouvir o que nos diz São Paulo a respeito.

SEGUNDA LEITURA (Ef 4,30- 5,2) Irmãos: Não contristeis o Espírito Santo, pois, Jesus vos marcou com seu selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, injúria, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros. Perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou. Irmãos: Como combinam tão bem estas duas leituras da Missa de hoje! Parece que São Paulo e o Profeta Elias combinaram entre si esta belíssima mensagem do perdão e do amor, com a qual sempre devemos conviver, para no-la transmitir hoje, dia dos pais !


TERCEIRA LEITURA (Jo,6,41-51) Eu sou o Pão da vida. Os vossos pais comeram o Maná no deserto e, no entanto, morreram. Eu sou o pão vivo descido do céu: Quem comer deste pão viverá eternamente.
Caríssimos irmãos, dois domingos atrás ouvimos no Evangelho Jesus falar do Pão do Céu, e que esse pão descido do céu é Ele mesmo. Hoje, dia dos pais, Jesus torna a falar que é o Pão da Vida que desceu do Céu..., e que este pão não é como o aquele que os israelitas comeram no deserto e morreram. Ele mesmo é o Pão vivo que, quem dele comer viverá eternamente.
Irmãos, esse desastre financeiro, tão propalado hoje no mundo inteiro, não será mais uma manobra política para pôr em pânico este nosso mundo já tão pobre de princípios morais, de fé e de Deus?! Jesus afirma no Evangelho deste Domingo, que quem O come não tem mais fome. Repito: Será que o mundo tem realmente fome do pão material ou fome do pão celestial, isto é, de DEUS? Irmãos, hoje é dia dos nossos queridos pais e também dia do nosso BOM PAI DO CÉU, vamos pensar e meditar devagarinho e com muita seriedade nestas santas palavras: EU SOU O PÃO DA VIDA DESCIDO DO CÉU. QUEM COME DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE. E O PÃO QUE EU HEI DE DAR É A MINHA CARNE PARA A VIDA DO MUNDO.
Parabens, Pais, aquele abraço meu e do Papai do Céu, para todos vocês
9 de Agosto de 2009.
Côn.Pe. Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí.







Nenhum comentário:

Album de fotos