terça-feira, 28 de julho de 2009

Jesus é o Pão da Vida


18º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA ((Ex 16,2-4. 12-15)
Os israelitas depois de terem saído do Egito, onde viveram escravizados por logos anos, atravessaram o deserto do Sinai, para chegarem à sua terra de Canaã. A travessia durou 40 anos! Durante esse longo tempo, o povo começou a passar sede e fome. Então, puseram-se a murmurar contra Moisés e Arão, dizendo: “Era melhor morrermos no Egito, onde nada nos faltava, do que morrer de fome e sede neste deserto.” Deus, ouviu o murmúrio dos israelita, e mandou-lhes o “Maná”e carne suficiente para se alimentarem cada dia.
Este fato miraculoso, que nos relata a primeira leitura da Missa, reflete claramente o cuidado que Deus tem com aqueles que depositam nEle sua fé e confiança. Por outro lado, o milagre do“Maná” leva-nos a considerar que o homem não vive só de pão, fruto do nosso trabalho, mas também da Palavra que sai da boca de Deus. No Evangelho, vamos ouvir Jesus dizer, que não devemos recorrer a Deus e confiar nEle unicamente porque Ele resolve todos os nossos problemas materiais, mas devemos recorrer a Ele porque é nosso Pai, e nos ama como seus filhos muito queridos.


SEGUNDA LEITURA (Ef4,17.20-24). Na segunda leitura, São Paulo recorda-nos a nossa condição de batizados e a tentação de voltarmos ao “homem velho”. Eis suas palavras: “Irmãos: não continueis a viver como vivem os pagãos... Vós renunciastes ao homem velho,o homem das más paixões, e vos revestistes do homem novo, criado à imagem de Deus, isto é, de Cristo... Vivei, agora, na santidade.”
Caríssimos irmãos, do que hoje e sempre mais necessitamos é de Deus em nossa vida. São Paulo tem razão em dizer: “Se vos revestistes de Cristo pelo Batismo, vivei, agora, como novas criaturas, renunciando ao pecado e de tudo quanto vos desvirtua do homem novo, isto é, de Cristo. Cristão quer dizer isto mesmo: outro Cristo!


TERCEIRA LEITURA (Jo 6,24,35) Jesus tinha matado a fome cerca de 10 mil pessoas, no deserto. Depois retirou-se para Cafarnaum. Para sua surpresa, o povo foi atrás dEle. Jesus, então, disse: Vós me procurais de novo, não porque vistes milagres, mas porque eu vos matei a fome. Não deveis agir por um pão que perece, mas por um alimento que perdure até à vida eterna.
Esta advertência de Jesus é um convite que ele nos faz para o procurarmos não por motivos meramente materiais, isto é, porque ele faz milagres..., mas porque Ele salva..., perdoa os pecados..., Porque só Ele é o Pão da Vida: Eu sou o Pão da Vida; quem vem a mim nunca mais terá fome; quem acredita em mim nunca mais terá sede”. Jesus é o PÃO da Palavra de Deus!.
Meus caríssimos irmãos, antes de terminar deixai-me que vos proponha algumas considerações: Quando você, reza, faz o sinal da Cruz, vai à Missa, recebe a Sagrada Comunhão, você faz isso para “comprar a Deus... ser visto e louvado até pelo seu Pároco!.. ou o faz por fé e amor, para sua santificação e bom exemplo dos seus irmãos?!
São Paulo contrapõe o homem velho ao homem novo. Pergunto: Quais são as principais características de um e de outro, e com qual você se identifica mais? Na Eucaristia, Jesus dá-se a nós como verdadeiro Pão da Vida, que nos sacia na medida da mesma fome e da mesma fé.
2 de agosto de 2009
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos