terça-feira, 28 de julho de 2009

Só o Amor constrói


17° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (2Rs 4,4-42)
Certo dia Deus ordenou a um homem que levasse a Eliseu vinte pães de cevada e trigo novo. Eliseu disse-lhe: Dá esses pães ao povo para que coma. Mas o homem respondeu: Como posso dar pão pouco a 100 pessoas? Eliseu replicou-lhe: Dá ao povo esses pães, pois o Senhor afirmou: Hão de comer e ainda sobrará. Eles comeram e ainda sobrou!
SEGUNDA LEITURA (Ef 4,1-6) São Paulo estava preso por causa do Senhor, mas escreveu aos Efésios para lhes recomendar que se comportassem de acordo com a vocação que receberam e com toda a humildade, mansidão e paciência se suportassem uns aos outros com caridade.
TERCEIRA LEITURA (Jo 6,1-15). Jesus encontrava-se com seus discípulos no cimo do monte. Juntou-se tanta gente em torno dEle que exclamou: Onde vamos comprar pão para dar de comer a tanta gente? Filipe, logo, respondeu: Duzentos dinários de pão não chegam para dar um pedacinho a cada um. André ouviu Filipe falar isso, e disse: Está aqui um garotinho que tem 5 pães e 2 peixes. Jesus imediatamente mandou sentar-se na grama toda aquela multidão. Tomou os pães e os peixes, abençoou-os e mandou distribuí-los. Aquelas 5 mil pessoas comeram quanto quiseram e ainda sobraram 12 cestos!.

Caríssimos irmãos, a maneira de provar que amamos os nossos irmãos, diz São Paulo aos Efésios, é agirmos de acordo com a vocação que recebemos; com humildade e mansidão, suportando-vos uns aos outros com paciência, no amor. Não há nenhum outro caminho de santificação que não esse a que fomos chamados. A carência de santos, hoje em dia, é enorme! Por causa de quê? - perguntamos. A causa já no-la deu São Paulo. É que se praticarmos o que Jesus nos ensinou , e Ele praticou para nos dar o exemplo, não veríamos o que vemos por esse mundo afora!... Parece que estamos ainda vivendo os longínquos tempos da “pedra lascada” Mas este modo de viver do homem moderno, tão pagão e materialista, tem que acabar... e senão acabar, a própria matéria acabará com ele.
Caríssimos irmãos, o milagre da multiplicação dos pães feito por Jesus, e também por Eliseu, é uma exata confirmação do que nos disse São Paulo na carta aos Efésios. Só a caridade, o verdadeiro amor fraterno, faz milagres. Quando este nosso mundo – isto é – cada um de nós se conscientizar de que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai que está nos céus, e que a todos nos ama com a mesma intensidade do seu amor, assim como Jesus nos amou, e proclamou que nos amássemos também, uns aos outros, então sim, o mundo será diferente..., o nosso mundo será melhor. O céu se iniciará aqui para se perpetuar depois por toda a eternidade. Amém
26 de julho de 2009
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos