sábado, 18 de julho de 2009

Jesus é o ídolo que jamais será esquecido


16 º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Jr 23,1-6)
O Senhor por meio do profeta Jeremias diz ao povo de Israel: Ai dos pastores que deixam perder-se o rebanho de minha pastagem.Eu próprio reunirei o resto das minha ovelhas, de todos os países para onde foram dispersas e as farei voltar a suas pastagens.Dar-lhes-ei pastores que cuidarão delas e nenhuma se perderá.
Caríssimos irmãos, Jeremias compara os reis e sacerdotes de Israel a pastores, que levavam o rebanho à ruina. Sabemos pela hisória que Nabucodonor, rei da Babilônia, invadiu Jerusalém, destruíu a cidade e levou todo o povo para o cativeiro onde permaneceu por longos anos. É durante este tempo difícil que Jeremias inicia a sua vocação de profeta. E começa por se insurgir contra os péssimos pastores que conduziam o povo para a ruina. Contudo, o profeta anuncia que Deus é misericordioso e mandaria um novo pastor, um rei sábio que praticará o direito e a justiça. Com efeito, Jeremias não sabia que esse novo pastor que Deus mandaria para cuidar do seu povo Israel era um filho de Davi – Nosso Senhor Jesus Cristo.

SEGUNDA LEITURA (Ef 2,13-18). São Paulo diz aos Efésios que outrora estavam longe de Deus, mas agora, estão próximos, graças ao Sangue Cristo. Cristo é a nossa paz. Foi Ele que de Judeus e Gentios fez um só povo e derrubou a barreira que os separava de uns e outros e fez um só homem novo estabelecendo a paz.
Com a vinda de Cristo, - o Bom Pastor, - acabaram-se as diferenças e divisões. Não há mais pretos nem brancos, isto é, classes de pessoas importantes e outras infelizes. Despois de batizados somos todos convidados a viver uma vida nova, a vida da graça, da fraternidade, do amor, da paz. Cristo é a nossa paz que derrubou o muro da inimizade entre judeus e pagãos, entre classes, raças e nações. Nós, cristãos, filhos de Deus pelo batismo, devemos ser na sociedade de hoje testemunhas vivas, autênticas desta unidade e desta paz.Você, meu irmão, é ou procura ser essa testemunha?

TERCEIRA LEITURA (Mc 6,30-34) Naquele tempo, os Apóstolos reuniram-se junto de Jesus e contaram-lhe tudo quanto haviam feito e ensinado. Jesus, então, disse-lhes:Vinde comigo para um lugar deserto e descansai um pouco. Mas o povo seguiu-os. Era tanta gente que ele nem tinham tempo para comer. Então, tomaram um barco e partiram para um lugar isolado. O povo viu para onde foram e muitos chegaram a pé primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu tanta gente que teve pena, porque eram como ovelhas sem pastor.
Caríssimos irmãos, no Domingo passado meditamos no envio dos doze para sua primeira Missão Apostólica. Foi um sucesso. Neste Domingo o mesmo evangelista Lucas nos conta que Jesus vendo os discípulos muito cansados convidou-os a descansar um pouco. Mas foi impossível. O povo ávido de ouvir a Palavra de Deus não os largava de jeito nenhum. Eram como ovelhas sem pastor, frisa o evangelista.
É verdade, nunca nos cansamos de comer o que gostamos. Isto acontece também com os artistas, cantores,e com tantos outros “palhaços” que deixam de boquiaberta quem não tem mais que fazer! Mas tudo passa! Nada fica! O que poderá ficar é o bem que alguém pode fazer por seus irmãos carentes e pelo mundo tão desiquilibrado. O resto o tempo se encarregará de cobrir com o pó do desprezo e do esquecimento.
Jesus foi e será o maior ÍDOLO de todos os tempos. Jamais será esquecido e deixado de ser ouvido: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA! EU SOU O BOM PASTOR! Tenho muitas ovelhas que ainda não pertencem ao meu rebanho. Mas elas ouvirão a minha voz e haverá um só um só Rebanho e só Pastor .

PENSAMENTO: É na Eucaristia que Jesus se revela plenamente como Pastor de nossas almas.

19 de julho de 2009
Côn.Pe.Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí

NOTA – A partir deste domingo, convido os meus caríssimos amigos leitores a entrar na minha SALA de visitas. Até lá!

Nenhum comentário:

Album de fotos