domingo, 1 de fevereiro de 2009

III Domingo do Tempo Comum - Ano B - Conversão de São Paulo



CONVERSÃO DE SÃO O PAULO



“Eu persegui a Igreja de Deus

LEITURAS BIBLICAS:
PRIMEIRA LEITURA: (At 22,3-16)
- Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas fui criado nesta cidade de Jerusalém. Tive como mestre Gamaliel. Persegui até à morte todos que seguiam o Jesus de Nazaré. Um dia, quando eu me dirigia para Damasco, a fim de prender todos os cristãos, fui derrubado do meu cavalo por uma intensa luz. Ouvi, então, uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?. Eu perguntei:Quem és tu, Senhor? Ele me respondeu: Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu persegues. Então,eu perguntei: Que devo fazer, Senhor? O Senhor me respondeu:Levanta-te e vai para Damasco. Ali te será dito o que deves fazer.
Caríssimos irmãos e irmãs, a razão pela qual a Igreja preteriu falar hoje de São Paulo, em vez da mensagem do terceiro Domingo do Tempo Comum é que hoje é a a conversão de São Paulo. E como estamos no Ano Paulino, a Igreja achou mais oportuno falar ao povo católico do grande e intrépido missionário, que foi São Paulo. A conversão de São Paulo é um dos episódios bíblicos que nos encanta e seduz. Por ser um episódio histórico e narrado por ele mesmo merece toda a nossa atenção. A Igreja o colocou na primeira leitura da Santa Missa para nos dar essa grande lição de humildade e de rápida obediência ao chamamento de Deus. A conversão é um fato moroso e, às vezes, até insolúvel. Temos no Evangelho dois casos, pelo menos, de chamados feitos por Jesus, mas não foram atendidos. São Paulo mal ouviu a voz de alguém que o chamava, não discutiu, quis apenas saber quem é quem o chamava. Obtida a desejada resposta: Eu sou Jesus! Não quis saber mais nada. De Saulo virou Paulo; de perseguidor virou logo defensor; de inimigo virou logo o maior apaixonado do Senhor Jesus, chegando a exclamar mais tarde: Eu não sou digno de ser discípulo de Cristo, pois eu persegui a Igreja de Deus!
Irmãos, que São Paulo nos dê a sua coragem e o seu grande amor por Aquele que ele tanto perseguiu, mas que tanto amou também.

SEGUNDA LEITURA(1 Cor 7,28-31). Meus irmãos, o tempo está abreviado: Os que têm mulher vivam como se não a tivessem. Os que choram, como se não chorassem. E os que estão alegres, como se não estivessem. E os que gozam do mundo, como se dele não gozassem. Pois a figura deste mundo passa de pressa.
Caríssimos irmãos e irmãs, tenho certeza de que se São Paulo andasse hoje por nosso mundo nos diria a mesma coisa. Sim, porque os homens mudam, mas a doutrina não muda. O que Jesus pregou, o que São Paulo pregou, será sempre pregado até ao último dia. Não diga: Agora tudo é diferente. O mundo mudou!... Concordo que o mundo, os homens, os costumes,etc... tenham mudado e muito até! Naquele tempo andava-se a pé. Hoje, anda-se de carro, de avião. Naquele tempo era necessário muitos dias e meses para atravessar o mundo, de um lado para o outro. Hoje 10 horas, 20 horas são suficientes para você beijar o seu irmão e namorada, no outro lado do mundo! Mas uma coisa não mudou. A Palavra que São Paulo e Jesus pregou e ensinou não mudou. O céu e a terra passarão, mas a minha Palavra não passará! Afirmou Jesus

TERCEIRA LEITURA (Mc 16,15-18). Jesus disse aos seus discípulos:Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todas as gentes. Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Caríssimos irmãos e irmãs, cada um de nós faz parte da Igreja de Jesus Cristo. Não podemos deixar de pôr em prática o que Jesus nos diz no Evangelho: ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura. Mas você dirá: pregar o Evangelho é tarefa do Papa,dos Bispos,dos Padres, dos Missionários. Não, meu irmão, você está muito enganado.Pregar o Evangelho é tarefa de toda a Igreja e a Igreja somos todos nós. Registre em sua memória estas palavras de São Paulo e diga muitas vezes: Ai de mim se eu não evangelizar!

PENSAMENTO: Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma!(Mt 16,26).

25 de janeiro 2009.
Côn.Pe. Domingos Gonçalves das EirasPároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos