sábado, 7 de fevereiro de 2009

V Domingo do Tempo Comum - Ano B

A Identidade de Jesus Cristo

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA:
(Jo 7,1-4.6-7)
Jó disse: A vida do homem sobre a terra é uma luta.Para viver tem de trabalhar.Os meus dias correm mais rápido do que a lançadeira do tear e se consomem sem esperança. Lembrai-vos,Senhor,que a minha vida não passa de um sopro e meus olhos não mais verão a felicidade.
Caríssimos irmãos e irmãs, todo o Livro de Jó contém textos dramáticos. Alguns desses textos são objeto da primeira leitura desta Missa. Jó apresenta a transitoriedade e o drama do sofrimento, particularmente dos inocentes. Jó sente-se só, incompreendido pelos amigos, até pela sua própria esposa, e duramente provado por Deus. Jó,porém,não desespera, mas clama ao Senhor que se lembre dele, que tenha pena dele, antes que deixe de existir!
Exemplo maravilhoso de resignação, de fé e confiança nos dá este herói do sofrimento, o qual muito longe de falar mal de Deus, de rogar pragas, de se desesperar, passa por cima de tudo isso, que é transitório, e crê que Deus o recompensará. E recompensou. Deus jamais abandona quem nele deposita sua esperança.

SEGUNDA LEITURA: (1 Cor 9,16-19.22-23). Irmãos: Pregar o Evangelho não é para mim nenhum motivo de vanglória, é uma obrigação que me foi imposta: Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!...
Caríssimos irmãos, São Paulo proclama, na segunda leitura da Missa, a necessidade e obrigação que tem de proclamar aos quatro cantos da terra o Boa Nova, e o fez com um suspiro: Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! Neste pequeno suspiro São Paulo traduz toda a ansiedade que vai dentro do seu coração: Eu quero pregar, eu devo pregar, eu tenho necessidade de anunciar o Evangelho até aos confins da terra! São Paulo acha que se não levar a todos os homens a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus, não terá parte com o Mestre no Reino do Pai. Ide...e pregai!... É uma ordem, a última ordem que Jesus deu aos seus discípulos momentos antes de partir para o Pai. A salvação dos homens está na Palavra de Jesus. Mas,eu pergunto: Quem a anunciará? Irmãos, vocês deverão lembrar-se da primeira Leitura da Missa do Domingo passado: Outrora era Deus pessoalmente quem falava com o seu povo. Depois passou a falar-nos por meio de Moisés e dos Profetas. Ultimamente passou a falar-nos por seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas Jesus morreu! Sim, mataram Jesus. Mas Ele ressuscitou e sua Palavra de salvação continua sendo proclamada através da sua Igreja, isto é: do Papa, dos Bispos, dos sacerdotes e deverá ser proclamada também por você, meu irmão, através dos seus bons exemplos e de suas boas obras e do seu amor ao próximo.

TERCEIRA LEITURA (Mc 1,29-39) A sogra de Simão Pedro estava de cama com febre. Jesus foi ter com ela, pegou-lhe pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre deixou-a e ela começou a servi-lo. Ao cair da tarde trouxeram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio.Jesus curou muitos doentes e expulsou muitos demônios. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
Caríssimos irmãos e irmãs: este Evangelho de São Marcos apresenta-nos a A Carteira de identidade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabem qual é? Uma palavra só identifica a identidade de Jesus. Essa palavra já fora dita por Isaías, quando ele definiu a missão do Messias: LIBERTAÇÃO.
Quando João Batista mandou a Jesus uma embaixada para que Ele lhe desse a sua identificação, Jesus respondeu: Ide dizer a João que os cegos vêem, os surdos ouvem, os paralíticos andam! Eis, meus caríssimos irmãos, a
Carteira de identidade de Jesus. Não há outra. Jesus veio para libertar o homem do sofrimento, do demônio, do pecado. Jesus veio para perdoar os pecados, e ensinar amar-nos uns aos outros como irmãos.

PENSAMENTO: O sofrimento é um mistério, mas sem a Cruz, a nossa fé não passa de um sonho.

8 de fevereiro de 2009.
Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos