domingo, 1 de fevereiro de 2009

IV Domingo do Tempo Comum - Ano B


Cala-te e sai desse homem!

LEITURAS BÍBLICAS

PRIMEIRA LEITURA (Dt 18,15-20).
O Senhor disse a Moisés: Convoca o povo e comunica-lhe da minha parte o seguinte: Depois de ti farei surgir um profeta como tu. Porei na sua boca as minhas palavras, e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe ordenar. Se alguém não escutar as minhas palavras que o profeta dirá em meu nome, eu mesmo pedirei contas.
A primeira leitura conta-nos um pedido que o povo de Israel fez a Moisés: Não queremos mais escutar a voz de Senhor. Fala-nos tu mesmo. A história da salvação é a história de Deus que fala com o seu povo e age no meio dele. Para isso, serve-se muitas vezes de homens como Moisés, e principalmente dos Profetas. O Profeta, pois, não é apenas aquele que prediz ou revela o futuro, mas sobretudo aquele que fala em nome de Deus. É o porta voz de Deus. Jesus Cristo é o novo Moisés e a última palavra de Deus, como diz a carta de São Paulo aos Hebreus. A Igreja Católica é a sucessora direta de Jesus Cristo. É ela quem deve continuar hoje a falar em nome de Deus aos homens. A Igreja cumpre essa tarefa através dos seus pastores: do Papa em primeiro lugar, que é o sucessor direto de São Pedro a quem Jesus disse: Entrego-te as chave do Reino dos Céus, para que tudo que ligares na terra seja ligado no céu e o que desligares seja desligado também.
Com o Papa estão os Bispos e os Sacerdotes e toda a Comunidade Católica, que é a Igreja de Jesus Cristo. Ouvir o Papa e os Pastores é ouvir o próprio Jesus Cristo.

SEGUNDA LEITURA(1Cor 7,32-35). Irmãos: não queria que andásseis preocupados. Quem não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, e procura a melhor maneira de lhe agradar. Mas o casado preocupa-se com as coisas do mundo e como agradar à sua mulher e assim está dividido. A mulher solteira, como a donzela, preocupa-se com as coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e de espírito.
Caríssimos irmãos e irmãs, ao lermos esta carta dá-nos impressão que São Paulo era maniqueísta, isto é, não gostava de mulheres casadas. Não é verdade. São Paulo apreciava o matrimônio, é uma vocação santa, mas cheia de riscos. A virgindade é mais sublime, liberta o coração para o amor de Deus e aos irmãos. É nesta linha de pensamento que devemos interpretar as palavras de São Paulo: Quem casa faz bem. Quem não casa faz melhor.
O celibato sacerdotal está inserido nesta linha também. O celibato sacerdotal não é nenhum absurdo como você e outros podem pensar. Quem pensa assim é muito ignorante. Não sabe dar valor ao VALOR. Tomem nota: A jóia mais preciosa. A beleza e riqueza maiores. A mais alta dignidade do sacerdócio católico é, e será sempre, o sacerdócio célibe da Igreja Católica, Apostólica, Romana. Eu posso dar o meu testemunho pessoal sem nenhum constrangimento: Tenho 80 anos de idade ou (vida); 57 de sacerdote e 40 anos de Pároco! - Agora muita atenção: Nunca fui, nem jamais serei tão feliz como no exercício da minha vocação sacerdotal plena! Rezem por mim!

TERCEIRA LEITURA (Mc1,21-28) O Evangelho relata-nos a primeira intervenção de Jesus, logo no início da sua vida pública. Na sinagoga de Cafarnaum mandou calar um homem com um espírito impuro que em altos brados impedia de Jesus pregar. Com suprema autoridade Jesus ordena-lhe: Cala-te e sai desse homem. O espírito impuro soltou um enorme grito e saiu dele. E todos ficaram assombrados e perguntavam uns aos outros: Quem é este que fala com tanta autoridade! Até manda aos espíritos impuros e eles obedecem!
É assim o poder de Deus. Deus manda e todos temos que obedecer. Só há um poder absoluto. É o poder de Deus! Contra Ele ninguém pode. O pode paralelo às vezes reage e parece vencer a Deus. Mas não consegue. O diabo existe. Pretende ser como Deus, mas foi vencido. Todavia, tenhamos muito cuidado com as tentações, máxime, com as tentações do orgulho, do poder, da sexualidade. Estes inimigos estão lutando sempre contra Deus, e contra nós mesmos. São comparsas de satanás. Mas nós podemos vencê-los. A oração, a nossa fé, o nosso amor a Deus, a Jesus e a Maria, são a nossa força. Digamos como Jesus ao espírito impuro da sinagoga de Cafarnaum: Sai de mim, satanás, só a Deus quero... só a Deus amo!

PENSAMENTO: Tudo posso naquele que me fortalece.


1º de fevereiro de 2009
Côn.Pe.Domingos Gonçalves das Eiras
Pároco emérito de Itaboraí

Nenhum comentário:

Album de fotos