quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

5º Domingo TC

V DOMINGO DO TEMPO COMUM


ANO A

Leituras Bíblicas: 1ª leitura: 58,7-10;2ª leitura: 1 Cor 2,1-5; 3ª leitura: Mt 5,13-16.

As duas pequenas parábolas ou metáforas do sal e da luz são o tema central de reflexão deste quinto Domingo do Tempo Comum do Ano A. Mas a mais importante é a comparação da luz que liga o Evangelho com a 1ª leitura: Luz das boas obras. Vamos refletir: “Vós sois o sal da terra: Vós sois a luz do mundo. Qual é a função específica do sal? O sal dá gosto à comida, preserva da corrupção..., e se perde esta força para nada mais serve. Na Bíblia constatamos ainda que o sal além da função de purificar e dar gosto (Job 6,6) é sinal de Aliança entre Deus e o seu povo (Num 18,19; 2 Cron 13,5; Lev 2,13. O próprio Jesus Cristo declarou os discípulos como sinal de Aliança de Deus com os homens.

No ritual antigo do batismo, o celebrante colocava um pouco de sal na boca do batizando para preservá-lo da corrupção do mal e fazer saborear as realidades celestes. Na realidade, porém, quantas vezes somos insípidos e até às vezes mais corrompidos ou corruptos que os outros. É bom meditar o que fomos e o que hoje somos sim, porque se o sal perde a sua força, como diz Jesus, como vai ele ser salgado? Só serve para ser lançado fora e pisado pelos homens.

A Metáfora da luz é ainda mais forte e com maior tradição bíblica. Jesus pede aos cristãos para serem luz do mundo. Qual é a função primordial da luz? É iluminar, ver a as coisas, aquecer, dar vida (sol), dar alegria!... (alegria de viver).

A Luz está presente desde a origem da criação, identifica-se com Deus e com Jesus: “Sol de justiça e luz do mundo. (Jo 8,12).

Voltemos ao exemplo do batismo. Depois do batismo a criança recebe a vela acesa, símbolo de Cristo ressuscitado, para que mantenha sempre acesa a chama da fé que recebeu no batismo e possa assim iluminar e irradiar sobre os outros homens.

Caríssimos irmãos e irmãs, que é que nós fazemos da luz da nossa fé? Jesus afirma que ela deve brilhar... e como luz é feita para estar em lugar visível e não para se esconder debaixo do alqueire. Que pena! A maioria dos cristãos de hoje andam de vela apagada ou bruxuleante... Mortiça! E é por isso que o nosso mundo anda às escuras!... Vemos com muita facilidade os defeitos dos outros e não vemos as trevas que somos cada um de nós!

Concluindo: Jesus afirma que o brilho da nossa luz deve ser as boas obras, a fim de que as vendo, os homens glorifiquem o Pai que está nos céus! E atenção: Só palavra e mesmo só orações e sacramentos não iluminam, se não são mecha ou óleo para acender boas obras. A primeira leitura esclarece-nos muito bem sobre isto e não deixa lugar para ilusões: reparte com os famintos o teu pão, não o primas, não digas palavras ofensivas. Então a tua luz despontará como a aurora, a tua luz brilhará na escuridão e a tua noite ficará como o meio dia.

Finalmente: o cristianismo não é essencialmente uma doutrina ou uma teoria, mas uma vida e uma Pessoa: - Jesus Cristo - e este crucificado, como diz S.Paulo na 2ª leitura. São necessárias técnicas novas na evangelização, não nego, mas a alma, o segredo de todo o apostolado laico ou eclesial é o zelo apostólico e missionário. Sem ele os melhores meios humanos não surtem efeitos eficazes.

PENSAMENTO: Palavras sem obras são tiros sem balas... atroam, mas não matam. (P.Antônio Vieira).

O6 de fevereiro de 2011. Côn.Pe. Domingos G.das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)



Nenhum comentário:

Album de fotos