sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

6º Domingo do TC

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO A

Leituras Bíblicas: 1ª Leitura: Eclo 15,16-24;2ª Leitura: 1Cor 2,6-10; 3ª Leitura: Mt 5,20-22.27-28.33-34.37.

Neste Domingo, Jesus apresenta-se para todos nós como um novo Legislador, com uma Lei exigente, mas que dá felicidade. Apresenta-se também como Libertador, que nos cura de todos os males físicos, e nos desamarra das cadeias escravizantes do pecado.
Caríssimos irmãos e irmãs, o cristão não se pode contentar cumprindo só formalmente a lei. O próprio Jesus apela também para a perfeição dos nossos atos. A letra mata, o espírito liberta. Leia com muita atenção uma, duas e até mais vezes a primeira leitura desta Missa. Ela constitui uma solene afirmação da liberdade concedida por Deus ao homem, mas tem conseqüências sérias e muito diferentes. Por exemplo: A morte faz parte da natureza humana, mas é um tremendo castigo para o pecador que se opõe a Deus.
A segunda leitura é uma continuação do que São Paulo falou aos coríntios no Domingo passado. Quem vive na desunião, como viviam os corintianos, e no pecado, não conhece Deus nem O ama como Ele deve ser amado! Há cristãos assim: cumprem o exterior da Lei: por exemplo: Vão à Missa todos os Domingos, mas não comungam, não rezam, não perdoam, não se amam como irmãos! É triste dizer isto de muitos cristãos, mas é verdade!

Agora, meditemos com muita seriedade o que Jesus nos diz no Evangelho: Se a vossa justiça – o modo de viver – não for melhor que a justiça dos escribas e fariseus – o modo de viver deles, que dizem, mas não fazem, - não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, não cometerás adultério, etc... Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher e desejar possuí-la, já cometeu adultério no seu coração!”Reparem, meus irmãos, que Jesus diz: Só olhar e desejar, sem praticar a ação, já cometeu adultério no seu coração! Que tal? Que vos parece desta doutrina do divino Mestre? É rigorosa de mais? É difícil de mais para os nossos dias?!

Você, meu irmão, pode pensar o que quiser, mas a Lei de Deus não muda..., não pode mudar! Deus é imutável. De duas, uma: Ou praticamos o que Jesus ensinou, ou não entraremos no Reino dos Céus! Sim, porque Jesus disse também: É mais fácil um camelo entrar pelo fundo de uma agulha, do que rico - (pecador) - entrar no Reino dos Céus.

Concluindo: Irmãos e irmãs, vamos deixar de entrar no buraco de uma agulha, mesmo que seja muito fácil, mas não deixemos de entrar, mesmo com muita dificuldade, no Reino dos Céus. Deus criou-nos livres, mas a liberdade tem um preço. A 1ª leitura da Missa apresenta essa problemática: Temos diante de nós o bem e o mal. Mas não é indiferente escolher um ou outro. Optando por Deus teremos a Vida com maiúscula; optando pelo Diabo, pelo egoísmo e materialidade, teremos a morte! A verdadeira liberdade é um dom de Deus. Não é livre aquele que “faz o que lhe apetece”, como o bêbado, o alcoólatra, o violento, mas o que faz o que deve como filho de Deus!

Que a Eucaristia que celebramos nos faça penetrar mais no espírito da nova Lei de Cristo, que Ele nos liberte e nos faça libertadores, enchendo-nos de verdadeira sabedoria.

PENSAMENTOS:

1 – Ninguém é mais escravo do que aquele que se crê livre sem o ser (Goethe).

2 – Como seríamos grandes, se fôssemos como Deus nos quer (K. Veuilot).

3 – Sê sábio! Deixa que a razão e não o instinto seja o teu guia.(K.Gibran).

13 de fevereiro de 2011

Côn.Pe.Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos