sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

8º Domingo do TC

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

ANO A

Leituras Bíblicas: 1ª Leitura: Is 49,14-15; 2º Leitura: 1 Cor 4,1-5; 3ª leitura: Mt 6,24-34.

O Povo de Israel estava no exílio havia muitos anos. Cansado de tanto sofrer longe de sua Pátria, solta no ar esta exclamação: “O Senhor abandonou-nos. O Senhor esqueceu-se de nós! Mas logo se ouve um grito de confiança no Deus de Sion: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu filho? “Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria”!

Caríssimos irmãos e irmãs muitas vezes correram o risco de medir o coração de Deus pelo nosso coração e é um engano! Quantas vezes pensamos que estamos a adorar a Deus e na verdade estamos adorar um ídolo fabricado pela nossa cabeça.

A leitura do Livro de Isaías coloca em questão as nossas imagens que temos de Deus, que nos impedem de aceitar as surpresas de Deus! A mãe não ama o seu filho porque ele é bom, mas porque é seu filho. Assim é o amor de Deus para conosco. Deus nos ama independentemente de sermos brancos ou negros, brasileiros ou chineses, homens ou mulheres, pobres ou ricos. Deus nos ama porque somos seus filhos.

Apesar das muitas e grandes provações a que fora submetido o Povo de Israel, Deus, porém, nunca o abandonou; e digo mais, todas essas provações só serviram para aproximar mais o povo dele! Assim acontece conosco. Quantas vezes estamos doentes ou passando por tremendas dificuldades, e pensamos que Deus está longe de nós, se esqueceu de nós e não é verdade. Nós é que estamos longe dele. Já o disse, mas vou repetir: A mulher não ama o seu filho porque ele é bom, mas porque é seu filho. Repito: Deus também nos ama porque somos seus filhos e Ele é nosso Pai.

O Evangelho deste VIII Domingo do Tempo Comum é uma das páginas mais sublimes de toda a Sagrada Escritura, mas ao mesmo tempo é de enorme perigosidade!

O primeiro perigo é o apego ao dinheiro. Este perigo é tão grande que pode transformar-se em Senhor de nossas vidas, tanto de pobres como de ricos. O Livro do Êxodo (20,3) adverte-nos: “Não haverá para ti outros deuses na minha presença”! E o Deuteronômio acrescenta: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças (Dt 6,5).

Caríssimos irmãos e irmãs, atenção: Pode acontecer que o homem substitua no seu coração o Deus vivo por pequenos deuses ou ídolos, tais como o sexo, o esporte, o partido político, etc... São em si realidades boas, mas que se podem transformar em ídolos, quando absorvem toda a vida do indivíduo. O pior deles, diz o Evangelho, é o dinheiro. Sim, é o dinheiro! Com este ídolo podemos ganhar tudo ou perder tudo! Por isso, meus caríssimos irmãos, Deus e dinheiro não podem andar juntos... têm direções opostas. Deus exige-nos amar, ajudar, alimentar os famintos, vestir os nus, etc. O dinheiro exige o contrário, leva à idolatria da própria pessoa.

O Evangelho alerta-nos ainda de outro perigo, mas cuidado, podemos interpretar mal o texto. O segundo perigo não nos convida nem à preguiça nem ao desinteresse..., mas adverte-nos que resolver os problemas da vida não nos deve levar a perder a alegria de viver. Recordemos o que diz o Evangelho: “Olhai as aves do céu!... olhai os lírios do campo! Quem cuida deles? Ora se Deus cuida das aves e das flores, que hoje existem mas amanhã não, deixará Ele de cuidar de nós – de mim e de você – que somos seus filhos?

Termino: Meu irmão e minha irmã: Grava profundamente no teu coração: “Busca em primeiríssimo lugar o REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA. O RESTO DEIXA POR CONTA DE DEUS.

27 de fevereiro de 2011-02-21

Côn.Pe.Domingos G.das Eiras

(Pároco emérito de Itaboraí)

Nenhum comentário:

Album de fotos