sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quem são os bem-aventurados!?


6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO C

LEITURAS BÍBLICAS
PRIMEIRA LEITURA (Jr 17,5-8).

Isto diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem... Bendito o homem que confia no Senhor e põe nele a sua esperança. Caríssimos irmãos, quem lê a Sagrada Escritura sem devida preparação, pode correr o risco e errar muito e perder até a sua própria fé. É o caso da primeira leitura desta Missa. Antes de mais, quero frisar que a nossa vida é um capital valioso, que Deus colocou nas nossas mãos, capital esse que deve ser investido da melhor maneira possível. Há muita gente por aí que investe esse capital no sucesso, Ca carreira, no dinheiro, na beleza, na saúde,etc... As leituras deste Domingo convidam-nos a escolher com sabedoria. Jeremias começa por nos dizer: Maldito o homem que confia noutro homem”!. O Profeta ao afirmar que é maldito o homem que confia noutro homem, não nos amaldiçoa. Ele quer dizer que não devemos colocar a nossa confiança nos valores propostos pelos homens. Quem o faz arrisca-se a ser como um deserto onde é impossível viver. Mas aquele que coloca a sua confiança em Deus é como uma árvore plantada junto à água, suas raízes se estendem para a corrente e mantem-se sempre verde e com muitos frutos.
SEGUNDA LEITURA(1Cor 15,12.16-20) Na Carta aos coríntios S.Paulo dá-nos idéias claras sobre a ressurreição: “Se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou é vã, falsa, mentirosa a nossa fé. E somos os mais miseráveis de todos os homens.
Caríssimos irmãos, A Ressurreição de Cristo é a verdade fundamental da nossa fé. Sem a Ressurreição de Cristo nada tem valor. Quem dá valor,segurança, certeza àquilo que cremos esperamos é a nossa fé, nesta e na outra vida é a Ressurreição de Jesus Cristo. Por isso S.Paulo exorta-nos a permanecermos firmas e, cada vez mais, na nossa própria santificação e na santificação dos outros.
TERCEIRA LEITURA(Lc 6,17.20-26). O Evangelho fala-nos das Bem-aventuranças. Para entendermos melhor a doutrina das Bem-aventuranças, recordemos o Evangelho do Domingo passado: “Eles ,depois de terem trazido as barcas para a terra, deixaram tudo e seguiram-NO” Eu pergunto: Por quê, os discípulos deixaram tudo e seguiram o Divino Mestre? Viram nele um magnata que os podia fazer muito felizes ou ricos neste mundo? Viram nele,porventura a solução de todos os problemas humanos?,como a fome, a violência, roubo, toda a espécie de bem estar material, etc,etc.?!... Com certeza que não, pois eles sabiam que Jesus nem sequer uma pedra tinha onde repousara a sua cabeça! Então, por que, então, esses pescadores deixaram o seu ganha pão para seguir aquele homem, que não tinha nada? Só porque ele fizera uma grande pesca? Com certeza que não. Eles viram, sim, em Jesus o HOMEM! O SLVADOR, O MESSIAS PROMETIDO, a solução de todos os problemas humanos e sobre humanos, Numa palavra, Eles viram em Jesus tudo isso e muito mais. Chamou de felizes os pobres, os aflitos, os que choram... e prometeu-lhes a vida eterna. Outra pergunta: Por que,Jesus chamou de bem-aventurados os que passam fome, sede, frio,etc..,e não aos ricos, aos poderosos,etc..etc..?Por quê? Não sabem? Porque já tinham tudo,não precisavam de mais nada!
Caríssimos irmãos, não vou repetir o que o Evangelho já falou. Mas quero terminar esta nossa conversa com o que Jeremias diz na primeira leitura: “As bem-aventuranças são 8. São Lucas diz que são 4. O Profeta Jeremias diz que é uma só, a qual coincide com a primeira do Santo Evangelho e que condensa todas as outras: FELIZ QUEM CONFIA NO SENHOR E PÕE NELE A SUA ESPERANÇA, isto é, o pobre, o humilde. Ao contrário: “Maldito aquele que põe no homem a sua confiança e afasta do Senhor o coração.
PENSAMENTO: A felicidade só tem um nome: Chama-se JESUS CRISTO (Paulo VI)
14 de fevereiro de 2010
Côn.Pe.Domingos Gonçalves das Eiras
(Pároco emérito de Itaboraí)



Nenhum comentário:

Album de fotos